Seguidores

quarta-feira, 8 de maio de 2019

SÓ NO LIVRO 230

Clerisvaldo B. Chagas, 8/9 de maio de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.107
MATRIZ DE SENHORA SANTANA. (FOTO: B. CHAGAS).

Eu bem que avisei aos santanenses que comprassem o livro “230”, quando fizemos um grupo de 100 adquirentes. Os prédios públicos históricos iriam desaparecer e só estariam garantidos nas fotografias do citado livro/enciclopédia, para as gerações futuras; É que nunca tivemos um serviço municipal de conservação histórica da nossa arquitetura. A história de Santana não está toda destruída, graças ao livro dos saudosos irmãos escritores Darci e Floro Araújo, “Santana conta a sua história”; e os nossos: livro “230” (publicado) e o “Boi, a bota e a batina; história completa de Santana do Ipanema”, (inédito). Agora é o prédio do antigo Cine Alvorada que entra no sistema da marreta. Fotos enviados para o Face mostram a fachada do Cine sendo destruída.
Assim o santanense não encontra mais na sua cidade a Pedra do Barco, a igrejinha de São João, o Casarão do Cônego Bulhões, o prédio do Fomento Agrícola, a calçada alta da ponte, a original Praça Emílio de Maia, o prédio original do Cine Glória e, atualmente, o original do cine Alvorada. Se não fosse trágico, haveria gargalhadas de Internet: kkkkkkkk... Mas, sendo fatos verdadeiros da demolição da história santanense, tudo que se exprimir é pouco. Fazer o quê? Agradeço imensamente as escolas que trabalharam com o meu livro “Santana do Ipanema, conhecimentos gerais do município” e que representa um resumo do “Boi e a batina...”. Podem aguardar que ainda tem vários outros prédios que logo estarão indo abaixo. Um deles já se encontra com os fundos no chão.
Quando um internauta lamentou uma fotografia do antigo Cine Alvorada sendo destruído, logo outro postou que o dono havia comprado, pagado e pronto. E tem razão essa afirmativa. Se não temos lei nenhuma de conservação da nossa história, comprar e pagar encerra o compromisso do cidadão comum com seus negócios. Aos intelectuais, aos amantes da cidade, aos preocupados com o rumo da nossa evolução citadina, resta o choro sentido dos tempos. Para a juventude da rapidez transformista, nenhum sentimento de lembrança virá por que não existe saudade do que não se viveu.
Imaginem os fatos sem nexo e sem passado, com história; e sem história danou-se tudo. Ô FUTURO ENGOLIDOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário