Seguidores

terça-feira, 11 de junho de 2019

O "GRÃO-MESTRE" DAS PESQUISAS SOBRE O CANGAÇO E DA LITERATURA CANGACEIRA.

Antônio Amaury Corrêa de Araújo. Um dos mais importantes nomes ao que se refere aos estudos e pesquisas sobre o fenômeno cangaço. Autor de inúmeros livros e trabalhos. Quase setenta anos de sua vida dedicados ao resgate histórico. Realizou centenas de entrevistas com personagens e testemunhas da história do cangaço. Entrevistou personagens importantes como Sinhô Pereira, Tenente João Bezerra, Zé Sereno, Sila, Dulce, Criança III (Vitor Rodrigues Lima), Balão II (Guilherme Alves), Dadá companheira do cangaceiro Corisco, Mané Velho (Antônio de Jacó) apontado como o carrasco de Angico, entre tantos outros. Realizou inúmeras viagens ao Nordeste com o intuito de resgatar a história e trazê-la "refinada" aos estudiosos e interessados pelo tema. Atualmente grande parte dos assuntos sobre o cangaço que temos conhecimento devemos aos seus esforços e o trabalho que foi realizado por esse homem jamais será superado, sequer igualado, por nenhum outro pesquisador ou estudioso do fenômeno.

Ao longo da vida participou de diversos programas de rádio e televisão, sempre tendo o cangaço como assunto abordado. Sempre abriu as portas de sua casa para todos aqueles que ao longo dos anos o procuraram para sanar dúvidas ou buscar informações para a elaboração de seus trabalhos. Foi um dos responsáveis pela minha introdução, ocorrida há mais de trinta anos, no campo das pesquisas e estudos sobre o cangaço.

Atualmente o Mestre-Cangaceiro, afastado dos trabalhos, trava uma batalha pessoal contra uma enfermidade que o atinge e encontra-se em gradativa recuperação. Lutando com todas suas forças para superar essa fase difícil, que não tenho dúvidas de que passará.

Hoje (10/06/2019) durante visita em sua residência encontrei o "velho cangaceiro" bem mais disposto, animado, lúcido e comunicativo do que na última vez que o visitei há pouco tempo atrás. Um homem que apesar dos anos vividos permanece forte e "duro" como uma quixabeira e altivo como todo velho e bom cangaceiro deve ser.

Agradeço aos familiares do doutor Antônio Amaury Corrêa de Araújo pela calorosa receptividade costumeira e desejo uma breve recuperação da saúde daquele que tanto nos presenteou ao longo de quase sete décadas com seus trabalhos e suas obras referentes ao cangaceirismo.

Geraldo Antônio De Souza Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário