Seguidores

sábado, 22 de junho de 2019

RETIFICANDO...

Geraldo Antônio De Souza Júnior

A imagem estampada nessa matéria é realmente do cangaceiro Virginio Fortunato "Moderno" viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião e o primeiro companheiro da cangaceira Durvalina Gomes de Sá "Durvinha", porém trata-se de um FOTOGRAMA que foi extraído das filmagens que foram realizadas por Benjamin Abrahão Calil Botto, entre os anos de 1936 e 1937, nos sertões de Alagoas e não uma fotografia, conforme afirmei anteriormente. Devido a imagem encontrar-se espelhada e baseado em informações, embora relutante, acreditei se tratar de uma fotografia. Mas como meu único compromisso é com a verdade histórica, faço essa retificação para que não haja mais enganos e para que não se propague uma falsa informação, sem esquecer de agradecer aos amigos que identificaram o equívoco e dizer que quantas vezes se fizer necessário farei as devidas correções em minhas matérias. Peço desculpas. 

Vamos em frente.

Recentemente um grupo de pesquisadores/estudiosos do cangaço, encabeçado pelo pesquisador Thiago de Góes, localizou um documento no cartório da cidade de Florânia no estado do Rio Grande do Norte, que coloca em dúvidas o verdadeiro nome do cangaceiro e sua naturalidade, que acreditava-se até então ser da cidade de Alexandria no citado estado.

No registro constante no documento consta o nome de um cidadão chamado VIRGÍNIO FORTUNATO DA SILVA NETO, nascido na antiga Vila de Flores, atual cidade de Florânia/RN, no dia 16 de janeiro de 1902 , filho de José Venâncio da Silva e Julia Amélia de Vasconcellos, neto de Virgínio Fortunato da Silva.

Embora necessite de maiores elementos comprobatórios o documento localizado levanta a hipótese de que VIRGÍNIO FORTUNATO DA SILVA NETO, seja o cunhado do temível rei do cangaço. Lampião.

Continuaremos em busca de maiores detalhes a respeito desse caso e por enquanto nos resta apenas apreciar a imagem apresentada.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário