Seguidores

sábado, 28 de setembro de 2019

O BANDO DE LAMPIÃO FOGE A UM CÊRCO DE 300 HOMENS EM LAVRAS

Por Antônio Filemon Rodrigues Pimenta

Um telegramma de Fortaleza para esta cidade, de 2 deste (Julho de 1927 possivelmente. O autor não colocou o mês e ano) diz que: 

Lampeão mais vez escapou de um cêrco das forças civís commandadas pelo fazendeiro Cel. Raymundo Augusto, chefe de Lavras (Ceará), que despunha de cerca de 300 homens bem armados, assegurando que dessa vez que os bandidos não escapariam.


Diziam mais que, segundo os últimos telegrammas para os jornaes d'ali, constou que Lampeão contava sempre em toda parte com escandalosa proteção, visto como passou no município de leó? sem munição e sem cavallos, chegando em Lavras bem municiado em bôa cavallada. Disse mais constar estarem os bandidos em "Tipy" no mesmo local onde passaram cerca de vinte dias refasendo a forças e curando feridos. Afinal Lampeão evaciu-se, decepcionando o público, visto como o governo dizia esrar próximo o fim do terrível fascínora. Disse saber-se que muitas ordens, emandas do governo não eram infelismente cumpridas pelos seus commandados, resultando fracasso inqualificável.

Fonte: O Cangaço na Imprensa Mossoroense
Tomo II
Antônio Filemon Rodrigues Pimenta
(Pesquisa e Organização)
Fundação Vingt-un Rosado
Coleção Mossoroense
Série "C!, número 1104,
Outubro 1999
Página 54
Livro doado a mim pelo pesquisador Kydelmir Dantas
Digitado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário