Seguidores

sábado, 28 de setembro de 2019

RECEBIMENTO DE LIVRO

Por Wasterland Ferreira Leite


Nesta sexta-feira (27), tive a felicidade de receber em minha casa um exemplar do 1o. livro de autoria do pesquisador baiano e meu confrade querido, Sandro Leite Cavalcanti, conhecido ou chamado carinhosamente pela família e amigos, por Sandro Lee.


Trata-se deste: Paulo Afonso. Histórias e Roteiros do Cangaço, lançado neste mês de setembro de 2019, na cidade de Paulo Afonso, Bahia, cuja 1a.edição com 96 páginas, ilustrada, foi publicada pela Editora Oxente - Produção Cultural e Editoração de Publicações.

Na apresentação do presente trabalho há dois nomes de peso na linha da pesquisa histórica do Cangaço: Thiago Menezes, produtor e apresentador do importante canal Odisseia Cangaço (YouTube), que assina a orelha do livro, e o historiador João De Sousa Lima, um dos gigantes na historiografia do Cangaço e a maior autoridade sobre a participação feminina no universo cangaceiro.


Sandro Lee é hoje um grande expoente na chamada pesquisa de campo, e há anos vem se dedicando à exaustão nesta tarefa árdua de investigar e coletar informes através das várias fontes orais a que teve acesso em suas infindáveis andanças pelas caatingas do Raso da Catarina e arredores.

Portanto, não tenho dúvidas de que o livro de estreia do Sandro Lee é importante, certamente faz parte da bibliografia especializada do cangaceirismo, e é indispensável a todo cioso em conhecer um pouco mais sobre a história daquele banditismo rural, desta vez perpassado nas terras áridas do semiárido baiano durante a fração de tempo do poderoso império da morte liderado por Lampião e seu tenebroso bando.

Contatos com o autor: 0...(75) - 9 8841-3775.
Wasterland Ferreira Leite.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário