Seguidores

terça-feira, 22 de outubro de 2019

A CANGACEIRA LÍDIA, O TEMPO E JULIANA POR MANOEL BELARMINO

Manoel Severo, João de Sousa Lima e Manoel Belarmino

Postei, recentemente, no Facebook um texto intitulado "Cangaceira Lídia: Amor, Traição, Valentia e Morte". O texto era sobre Lídia, a cangaceira companheira de Zé Baiano, que foi morta e enterrada pelo seu companheiro, acusada de traição, no riacho do Quartavo, na Fazenda Paus Pretos, em Poço Redondo.

Lídia, segundo os pesquisadores e seus familiares, era uma mulher muito bonita, de uma beleza admirável. A mais linda cangaceira do bando de Lampião.

Francelina, irmã de Lídia
Lídia nunca foi fotografada, mas foi encontrada uma fotografia de sua irmã Francelina que, segundo seus familiares, é muito parecida com a cangaceira.
Depois de minha postagem ser publicada a senhora Luciana Lima, moradora da comunidade Salgadinho, em Paulo Afonso (BA), onde Lídia nasceu e morou, fez comentários e postou uma foto da jovem Juliana, neta da Francelina da foto, irmã de Lídia, que eu havia postado junto ao texto. Juliana, a bela moça da foto, é sobrinha-neta de Lídia.
Juliana, sobrinha neta de Lídia...
Se a Francelina da foto, irmã de Lídia, parece com a cangaceira, a bela jovem Juliana, sobrinha-neta de Lídia, também é parecida demais. O tempo passa, mas a herança histórica e fisionômica permanece entre Lídia e Juliana.
Manoel Belarmino, pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço, Poço Redondo-SE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário