Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

FURANDO A CAATINGA

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.203
POVOADO BARRA DO IPANEMA. (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO)
Para satisfação do povo sertanejo, o gove        rno vem através da “Agência Alagoas” (22) reafirmar que será entregue a pavimentação asfáltica Batalha – Belo Monte. Marca para 90 dias o prazo da entrega. O percurso de 27 quilômetros que liga as duas cidades, a AL -125, já teve concluído os serviços de drenagem e terraplanagem. Agora estar sendo preparada a base para recebimento do asfalto que ligará aquela rodovia à AL-220, em Batalha. O percurso era totalmente de barro com dificuldades em épocas chuvosas. Dentro de 15 dias será iniciado o asfalto com a devida sinalização. Quando o trecho estiver pronto, o tempo gasto para percorrê-lo ficará pela metade dos atuais 40 minutos.
Todo movimento de Belo Monte é por essa única estrada, mas a comunicação com outras cidades acontece através do rio São Francisco, principalmente com as de Sergipe. Hoje Belo Monte está mais integrada ao solo sergipano em todos os setores. Espera-se que essa realidade mude a favor de Alagoas após a pavimentação da AL-125. Bem perto de Belo Monte, a estrada se bifurca e um dos braços leva até o povoado Barra do Ipanema com a praia fluvial mais bela da região. É ali onde está o morro/ilha de Nossa Senhora dos Prazeres, cuja igreja no topo foi tombada pelo IPHAN. Como ninguém falou sobre o assunto, tudo indica que o acesso a Barra não será asfaltado.
Atravessando boa parte de caatinga ainda bruta, o trecho de barro Batalha – Belo Monte é perigoso devido ao seu isolamento. Aguarda-se para um futuro próximo um ganho exponencial para Alagoas, quando Batalha deverá incorporar essa nova economia. Saúde, turismo, educação e comércio terão uma dinâmica maior entre as duas cidades alagoanas. A previsão de entrega total da obra está prevista para o início de 2020, quando a nova realidade chegar à Bacia Leiteira.
No momento em que Alagoas é apontado em primeiro lugar no Brasil como melhor malha viária, a novidade soa bem aos ouvidos sertanejos. Uma vitória e tanta a ser comemorada com peixes, pitus e geladinhas na praia da Barra onde despeja o tão querido rio Ipanema.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário