Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

VELÓRIO DO NAZARENO ODILON DE SOUZA NOGUEIRA "ODILON FLOR".



Odilon Flor foi um dos grandes e primeiros inimigos de Lampião. Dedicou grande parte de sua vida na persiga e repressão aos grupos cangaceiros sertão a fora.

Participou ativamente de vários combates contra Lampião e seus comandados. Sua valentia beirava os limites da loucura e era reconhecida pelo próprio Rei do Cangaço.

Uma das grandes frustrações de sua vida foi não ter eliminado o inimigo de longa data. Foi injustiçado e não teve o merecido reconhecimento por parte da Força Pública do estado da Bahia, da qual fazia parte a sua Volante, tendo sido reformado apenas como segundo Sargento da Policia do referido estado.

Odilon Nogueira de Souza “Odilon Flor” nasceu no estado de pernambuco no dia 12/01/1903 e faleceu na cidade de Itabuna na Bahia no dia 07/11/1950, vitimado por um câncer de garganta.

Esse foi o fim de um dos mais perigosos e temidos inimigos de Lampião. Um homem que dedicou grande parte de sua vida no combate ao banditismo/cangaceirismo, pelos sertões do Nordeste.

O fim de um bravo.

Fotografia gentilmente cedida por Hildegardo Luna Ferraz Nogueira.

Obs: Ao lado da cabeceira do caixão e de óculos escuro está Manoel de Souza Ferraz "Manoel Flor" irmão de Odilon Flor que também participou da campanha contra o cangaço. A senhora de vestido estampado e em pé olhando para o caixão é Emília Ferraz irmã de Odilon Flor. O garoto que aparece em primeiro plano na fotografia é o Carlos Nogueira de Souza filho do falecido.

Geraldo Antônio de Souza Júnior
Fonte: Cangaçologia


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário