Seguidores

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

MAIS UMA MENTIRA SOBRE LAMPIÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Por José Mendes Pereira

O pesquisador Geraldo Antônio de Souza Júnior que faz um trabalho de alto nível sobre cangaço, tanto na sua página facebook como no seu blog "Cangaçologia"  e que eu sou um verdadeiro larápio (no bom sentido) das suas postagens para o meu "Blog do Mendes e Mendes", postou ontem 02 de outubro de 2019 (não contrariar, ele apenas nos presenteia com este recorte de jornal, veja foto acima e link no final da página) o seguinte: 

"Dessa forma foram surgindo as "lendas" a respeito da "fuga" de Lampião de Angico. Contrariando a verdadeira história pesquisada e dando asas para a imaginação dos conspiratórios".

É verdade o que diz o pesquisador Geraldo Antônio de Souza Júnior, que aos poucos foram surgindo invenções sobre a não acontecida morte de Lampião em Angico.

Esse senhor chamado Pedro Canuto de Lima que era garçon, conforme diz no recorte de jornal, com certeza estava vendendo o peixe de acordo com o que foi contado pelo comerciante José Diniz de Guajiru,  no município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte, afirmando ter comprado certa quantidade de gado a Lampião. Mas não foi dito ao jornal, que ele morava em cidade tal, tal do Estado de Minas Gerias. Apenas o texto diz que o suposto Lampião morava em Minas Gerais.


Será que este fazendeiro de Minas Gerais com o nome de Lampião seria o Lampião de Buritis, o homem que soube enganar bastante o fotógrafo José Geraldo Aguiar, quando ele disse o que bem quis, principalmente sendo o verdadeiro Lampião de Serra Talhada, e o nosso saudoso José Geraldo Aguiar acreditou no que dizia o suposto Lampião? 

Só em olhar para a foto a gente já ver de cara o olho cego do capitão Lampião de Serra Talhada que ficou branco, mas o olho do Lampião de Buritis, mesmo com defeito, continuou preto e como se não tivesse problema nenhum no olho.

Será que este Lampião que vendeu gado ao comerciante José Diniz seria um outro que se passava em Minas Gerais como se fosse o capitão Lampião de Serra Talhada? 

Ou será apenas que foi uma criação de quem informou ao jornal "O Estado de São Paulo" que o José Diniz teria sido comprador de gado deste Lampião de Minas Gerais, ou o próprio José Diniz querendo aparecer?

O certo é que muitas pessoas do Nordeste do Brasil e de outras regiões do país tiveram e têm os seus apelidos de Lampião, mas não quer dizer que seriam o Lampião de Serra Talhada. Eu conheço aqui em Mossoró dois senhores com o apelido de Lampião, e que nem em sonho eles chegaram a dizer que são o Lampião verdadeiro de Serra Ralhada. 

Esse apelido de Lampião é posto em alguma pessoa devido ter o gênio forte, e daí o apelido começa a correr de boca em boca, só pelo fato dele ser um pouco valente ou ignorante, e por isso as pessoas o chamavam  ou chamam de Lampião. 

Só sei que mais um mentiroso se dizia ser o capitão Lampião, lá das terras de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. E não irá ficar só por aí, outros Lampiões que não chegaram a ser conhecidos, algum dia desse chegará afirmando que um senhor chamado de nome tal e tal conheceu Lampião em Minas Gerais nos anos... 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário