Seguidores

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

ATÉ TU COITEIRO MANÉ FÉLIX, QUE COMIAS NO MEU PRATO QUERES DESONRAR A MINHA RAINHA MARIA BONITA?

Por José Mendes Pereira.
Nenê do Ouro, Luiz Pedro e Maria Bonita

Pensando bem, é verdade o que afirma o escritor Rostand Medeiros que muitas histórias sobre o cangaço são motivos de piadas, mesmo por depoentes que tentaram enfeitar o que aconteceu no movimento social dos cangaceiros e principalmente no dia que os cangaceiros foram chacinados.

As respostas do cangaceiro Balão ao repórter da Revista Realidade em novembro de 1973 foram mais do que fantasiadas, muito embora, existem outras que têm fundamentos.


Capitão João Bezerra

Existem informações que quem armava Lampião era o tenente João Bezerra da Silva, mas na minha humilde opinião não há fundamento, uma razão é que: qual é o inimigo que arma o seu próprio adversário para depois arriscar a vida? Só em vídeo game quando muitos morrem e depois voltam a viver novamente para darem inícios aos ataques.


Coiteiro de Lampião Mané Félix

O coiteiro Mané Félix pessoa de alta confiança do rei do cangaço capitão  Lampião disse coisa com coisa, e eu acredito que ele deu uma deslizadinha quando afirma que Luiz Pedro meteu uma palmadinha meio forte nas nádegas de Maria Bonita, e o capitão Lampião que assistia de camarote não disse nada. Isso aconteceu no coito da Grota do Angico no Estado de Sergipe nas terras de Poço Redondo, quando Lampião estava com a sua cabrueira e sua central administrativa armada, e lá mesmo foram chacinados 11 cangaceiros e um volante.

Leia o que disse o coiteiro Mané Félix:

"Nessa tarde - dizia o coiteiro Mané Félix ao reporte da Revista Realidade - por sinal, depois de "caçoar" com Luiz Pedro, deixando de fazê-lo somente no momento em que se dirigia para o riacho, o bandoleiro que estava sentado sobre uma pedra, deu-lhe uma palmada mais ou menos forte nas nádegas (de Maria Bonita), fazendo-a correr na direção do pequeno córrego, enquanto Lampião que a tudo assistia, sorriu como se nada tivesse acontecido".

Quando se respeita alguém não há brincadeiras. O respeito de todos os cangaceiros com Maria Bonita e com Lampião era preservado. Lampião era na verdade um empresário, pois se contratava alguém tinha a sua empresa, muito embora para ele, do bem, e para nós, do mal.

Qual é o patrão que se mistura com os seus funcionários? Nenhum! Do contrário perderá o respeito e não saberá mais como contornar. 

Por que era que no acampamento Lampião se isolava dos seus comandados armando a sua central administrativa um pouco longe dos asseclas? Justamente para que eles o respeitassem. Se ele vivesse misturado com os cangaceiros, salvo uma reunião, chegaria o dia em que perderia por total o seu respeito.

Em relação à Maria Bonita não sou eu que estou criando, foi dito por cangaceiros remanescentes do capitão Lampião a alguns repórteres, os cangaceiros respeitavam tanto Maria Bonita que: quando falavam diretamente a ela chamavam-na de dona Maria, e quando se referiam a ela diziam dona Maria do capitão. 

Sobre como era Maria Bonita fisicamente o coiteiro Mané Félix acertou, descreveu para o repórter a fiel e corajosa companheira de Virgulino Ferreira da Silva, assim à vontade como uma: "mulher baixinha, toda redondinha, uma carinha bonita e com dois olhos pretos e grandes, morena clara, cabelos negros e lisos, quadris relativamente largos, cintura fina, tendo os braços e pernas roliços e muito bem feitos". Muito "prosista e conversadeira" - disse ele ao entrevistador - brincava bastante com alguns dos bandoleiros e pelos quais era respeitada, apesar de muitos deles levarem essa brincadeira mais além, como Luiz Pedro, por ela chamado de “Caititu”, e que gozava da maior confiança e intimidade da mesma e do próprio Lampião seu compadre.

Eu não estava andando com os cangaceiros na caatinga, mas acredito  plenamente na honestidade de Maria Bonita. O seu homem, após Zé de Neném, não passou do capitão Lampião.

Essas informações para mim são meio pruéticas como dizia o humorista coronel Ludugero. Mas isso é a minha opinião que poderá nem ter nenhum sentido, e nem ficarei chateado se algum dos amigos discordar. Cada um tem a sua visão, e sou apenas um estudante do cangaço sem rumo e sem muito conhecimento sobre o tema, e algumas vezes a gente conversa mais do que deve. 

Qualquer um dos pesquisadores que achar que eu estou conversando muito não tem problema de afirmar isso. Sou estudante do cangaço e aceito qualquer discórdia, por amigos que também são estudantes sobre o tema. O estudo do cangaço nada me faz ficar chateado se alguém apontar os meus erros. O que mais me interessa é a verdade.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário