Seguidores

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

É ASSASSINADO EM BELMONTE, POR CANGACEIROS, O CORONEL LUIZ GONZAGA – AS DECLARAÇÕES QUE NOS FEZ O SEU FILHO, JOSÉ GONZAGA GOMES FERRAZ

Acervo do Antonio Correa Sobrinho

Assim registrou o "Jornal de Recife", na edição de 21 de outubro de 1922, o assassinato do coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz:

É ASSASSINADO EM BELMONTE, POR CANGACEIROS, O CORONEL LUIZ GONZAGA – AS DECLARAÇÕES QUE NOS FEZ O SEU FILHO, JOSÉ GONZAGA GOMES FERRAZ

Infelizmente não foram tomadas ainda, medidas eficazes, pelas quais se afastassem do interior do Estado esses elementos de desordem que tanto nos infelicitam e envergonham as instituições.

O cangaço continua a ser nos longínquos sertões o veredito das pendências pessoais e às vezes até das questões judiciárias.

Agora mesmo o município de Belmonte acaba de sofrer uma incursão dos bandoleiros, perdendo a vida, ingloriamente, o abastado fazendeiro e negociante, ali residente, coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz.

Segundo o que ouvimos ontem, do seu filho que se acha nesta capital, o senhor José Gonzaga Gomes Ferraz, o crime prende-se a uma velha inimizade que havia entre o seu pai e Sebastião Pereira.


No decorrer do ano passado o coronel Luiz Gonzaga foi vítima de um roubo, na importância de 6 a 8 contos de réis.

Atribuiu a Sebastião Pereira, que acompanhado de cangaceiros invadiu as fazendas, praticando toda sorte de crimes.

Desde então o coronel Gonzaga começou a sofrer tenaz perseguição dos Pereiras, a ponto de ir ali um oficial de polícia cearense, cometer arbitrariedades sem nome, dando-lhe a paternidade das mesmas, a fim de o indispor com a população.

Esse ódio de um ano irrompeu agora, feroz, vingador, resolvendo pelo trabuco, uma questão que deveria ter a decisão da justiça.

Pela madrugada de ontem, um grupo armado invadiu a cidade de Belmonte, praticando toda sorte de misérias.

O grupo do indivíduo Tiburtino Ignácio Lampião, obedecendo as ordens dos Pereiras, representados por Ioiô Maroto, atacou a residência do coronel Luiz Gonzaga que opôs resistência aos seus rancorosos inimigos.

Maiores em número, os bandidos conseguiram entrar na casa da vítima, donde roubaram os bens e destruíram as cousas que, na ocasião, não podiam conduzir.

Num requinte de perversidade, assassinaram fria e barbaramente o referido coronel, dando assim, expansão ao instinto de hediondez que os caracteriza.

É fácil imaginar a impressão que esses fatos deixaram no espírito dos habitantes de Belmonte.

O coronel Luiz Gonzaga era casado com a exma. Senhora dona Martina Ferraz, de cujo consórcio deixou 10 filhos, 6 homens e 4 mulheres.

Proprietário e negociante há muitos anos, em Belmonte, o seu bárbaro assassinato consternou extraordinariamente a população local.

- Sabemos que o desembargador Silva Rego, chefe de polícia, ciente dos acontecimentos de Belmonte, conferenciou com o governador do Estado e remeteu forças para ali, procurando evitar novos fatos e punir os culpados.

Recebemos ontem, de Belmonte, o seguinte despacho telegráfico sobre os fatos ocorridos:

“Cidade hoje madrugada foi atacada grupo Tiburtino Ignácio Lampião, ordem, com certeza, família Pereira, com maior responsabilidade Ioiô Maroto, residente este município, inimigo coronel Luiz Gonzaga.

Opôs grande resistência o referido coronel. Parte grupo entrou casa, roubaram destruíram tudo e assassinaram com barbaridade coronel Luiz Gonzaga. Reina grande pesar perda tão estimado cidadão” – Martina Ferraz, viúva Luiz Gonzaga”.

Imagens do coronel Luiz Gonzaga (esquerda) e Ioiô Maroto, ambas extraídas do blog http://lampiaoaceso.blogspot.com, onde se lê a história completa do trágico episódio do tempo do cangaço.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário