Seguidores

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

ESTIVE NA AVENIDA

Clerisvaldo B. Chagas, 9 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.243

Em Santana do Ipanema visitei a Casa da Cultura, como cortesia à diretora, Gilcélia Gomes. O prédio onde funciona o órgão fica na Avenida Coronel Lucena, a mais importante da cidade. Resgatado pela prefeitura, o antigo edifício de arquitetura tradicional de época, funcionou anos a fio servindo à Justiça santanense. Seus traços são destaques na avenida e sua localização central facilita bem a chegada dos visitantes. Climatizada, limpa e bem apresentável abriga a Biblioteca Pública que parece ter encontrado finalmente seu lugar definitivo. Para quem conhece a sua história itinerante e sofrida, fica satisfeito em encontrá-la no lugar correto.


Foi nesse mesmo prédio – ainda servindo à Justiça – que aconteceu um fato humorístico e inusitado. Um cidadão despretensioso e folgadiço entrou no prédio em procura de algo. Logo na sala receptiva deu de cara com um preto alto e solitário que estava a ler um jornal. O visitante procurou imediatamente o caminho mais curto da sua busca: “Negão, sabe me dizer onde posso encontrar o doutor juiz?”. O negão desatou gostosa gargalhada e respondeu: “Tá falando com ele, moço”. O restante do acontecido fica por conta do imaginativo leitor.


Nesse edifício estreito e comprido conversei bastante com a Diretora de Cultura, professora Gilcélia Gomes, ex-colega de Especialização em Geo-História. Observei que ali dentro ainda cabe um serviço de informações ao turista, tanto oral quanto gráfico: histórico da cidade, lugares pitorescos, bares restaurantes, hotéis, pousadas e outros dizeres úteis ao bem-vindo visitante. Em uma das salas do longo corredor, chamava atenção várias peças representativas do artesanato do município.
Outras visitas importantes me chamaram, mas saí satisfeito com o que vi e ouvi na Casa da Cultura.
Quando for a minha terra, não se esqueça de uma chegadinha até o casarão da avenida. Depois poste na Internet a impressão da moda:
AMEI.

NA CASA DA CULTURA. (FOTOS: ARQUIVO/B.CHAGAS).
                                              
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/01/estive-na-avenida_11.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário