Seguidores

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

HONRA E LEALDADE AO INIMIGO.

João Filho de Paula Pessoa

O Ten. Manoel Neto foi um valente combatente contra o cangaço. Fez parte da volante Nazarena de Pernambuco, enfrentou Lampião e seu bando desde o início, nos maiores combates do Cangaço, teve muitas perdas de parentes e soldados, foi atingido algumas vezes por tiros cangaceiros e passou muitos anos em perseguição à Lampião pelas caatingas nordestinas enfrentando as mais diversas e duras provações de força e resistência. Sua Volante era conhecida pela determinação e valentia, cega às vezes, pois muitas vezes dispensava a estratégia e partia destemidamente para o confronto frente a frente com os cangaceiros. 

Tinha uma rixa pessoal com Lampião, suas perseguições priorizavam os bandos em que Lampião estava e certa vez lhe propuseram envenenar as águas dos poços, “pias” e lugares onde Lampião se abastecia de água para matá-lo envenenado, proposta que recusou veementemente, afirmando que aquilo seria uma covardia e não haveria honra, nem mérito naquele tipo de assassinato, pois Lampião também sabia dos lugares em que ele e sua tropa bebiam água e nunca as envenenou e assim preferia enfrentar Lampião de “homem para homem”. 

O Ten. Manoel Neto se afastou da campanha contra o cangaço por volta do ano de 1933 para seguir carreira militar, chegando ao posto de Coronel. Lampião morreu em 1938, pela volante de João Bezerra de Alagoas. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 21/02/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário