Seguidores

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O RIACHO CAMOXINGA TEM JEITO? (I)

 Clerisvaldo B. Chagas, 1 de abril de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.285

Riacho chegando ao rio Ipanema por cima da ponte do Padre
Quando um rio, por qualquer motivo tem sua foz entulhada, forma uma lagoa ou um lago. Em Alagoas, como exemplo, temos as lagunas Mundaú e Manguaba. Elas foram formadas pelo entulhamento da foz do rio Mundaú e Paraíba do Meio.
Vejamos o riacho Camoxinga na seguinte ordem: riacho Natureza; entulhamentos; construções; Invasões da água, solução.
1.   Natureza. Imaginem o riacho Camoxinga escorrendo nos dois ou três últimos quilômetros antes de despejar no Ipanema. Tudo é Natureza. Nada do homem.
2.   Entulhamento I. O riacho faz o seu primeiro entulhamento que hoje corresponde a região do Colégio Estadual, a cerca de 1 km e meio do Ipanema). Não tem por onde passar. Força, então, uma passagem ao lado do entulhamento e consegue. Esse novo caminho corresponde hoje aos fundos das casas da Rua Prof. Ernande Brandão e os fundos do casario da Rua do Estadual, até a atual Ponte do Estadual.
3.   Entulhamento II. O riacho continua serpenteando de caminho novo e faz o seu segundo entulhamento a cerca de 200 metros antes de chegar ao rio Ipanema. Nesse caso, não procurou desvio como no anterior. Ao invés disso, escavou parte do entulho formando uma ravina ou cânion de aproximadamente, 8 metros de profundidade e conseguiu chegar ao rio Ipanema.
4.   Construções. O homem começa a fazer construções nos entulhos que pertencem ao riacho. A) É formado o casario da chamada “Calçada Alta da Ponte” no segundo entulho. Como defesa os alicerces são altíssimos para evitar as cheias do riacho Camoxinga pelos fundos. (Atualmente foi rebaixado os alicerces de algumas casas da “Calçada Alta da Ponte”. Em crônica, em alertei do perigo). B) Recentemente erguem-se prédios por toda área do segundo entulho, por trás da calçada alta, chamada Ponte do Urubu. C) Construções em cima do primeiro entulho: Estadual, Laura Chagas, Ginásio de Esporte, campo, muros e, em parte do entulho, duas ruas por trás do Colégio. D). É formada a Rua Ernande Brandão e a Rua do Estadual. D). É criado o Bairro Artur Morais, não no entulho propriamente dito, mas na parte baixa que chega ao riacho.
Tudo pertence ao riacho Camoxinga nas cheias máximas como válvula de escape e que futuramente irá cobrar o seu espaço. Já cobrou por duas vezes. Na gestão Marcos Davi e na atual.
·        Continuaremos amanhã com a parte II, “O riacho Camoxinga tem jeito?”. Invasões da água e solução para defender os habitantes.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário