Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

TODOS JÁ SABEM!

 Por José Bezerra Lima Irmão

Todos aí já sabem? Os que gostam da História do Nordeste, envolvendo as figuras de Lampião, Antônio Conselheiro, Padre Cícero... enfim, todos os que se interessam pela cultura e pela história da Nação Nordestina – que é rica e bela – estão convidados para a próxima live do grupo O ESCRITOR NA LIVRARIA, na próxima quinta-feira, 1º de outubro, pelo 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐠𝐫𝐚𝐦. E o convidado sou eu: José Bezerra. Já estou azeitando as palavras – as palavras são as ferramentas do escritor.

Queridos amigos 𝐀𝐧𝐭ô𝐧𝐢𝐨 𝐒𝐚𝐫𝐚𝐜𝐮𝐫𝐚 e 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨𝐬 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐚𝐥 – respeitáveis membros da augusta Academia Sergipana de Letras: quero antecipadamente agradecer a oportunidade que vocês estão me dando para falar com os meus conterrâneos sobre uma das coisas que mais importam neste mundo: 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐨𝐬.

𝐎 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐟𝐨𝐢 𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐜𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐦 𝐞𝐦 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨𝐬. Foi a partir do livro que outras tecnologias se propagaram. O mundo seria um lugar chato para se viver se não houvesse livros. O livro faz você viajar no tempo e no espaço: ao ler um livro, você revisita o passado; você se transporta para outros lugares sem sair de casa.

𝐀𝐧𝐭ô𝐧𝐢𝐨 𝐒𝐚𝐫𝐚𝐜𝐮𝐫𝐚 eu conheço desde a nossa juventude. Fomos colegas de Seminário. Ele até escreveu um romance contando aquela quadra maravilhosa, ao qual deu o título de “Meninos Que Não Queriam Ser padres”. Depois ele escreveu “Os Tabaréus do Sítio Saracura”, um extraordinário romance regional que poderia ter sido escrito por José Lins do Rego – o estilo é o mesmo, a qualidade é a mesma. Eu, que sou um sujeito invejoso, confesso a vocês: “Os Tabaréus do Sítio Saracura” é o livro que eu gostaria de ter escrito – se pudesse! E, para completar, Saracura também é poeta!

Já 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨𝐬 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐚𝐥, este é um cearense desertado de sua terra, para felicidade de Sergipe. Eu o conheci quando lancei o meu primeiro livro, “Lampião – a Raposa das Caatingas”. Na noite de lançamento na Escariz, apareceu Domingos Pascoal com sua equipe de filmagem a fim de me entrevistar para o seu 𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐀𝐦𝐢𝐠𝐨𝐬, do seu canal no YouTube. A partir daí, Pascoal e eu criamos um vínculo de amizade e admiração. Os livros de Domingos Pascoal são como faróis que iluminam as pessoas na trilha de suas vidas, para continuarem no rumo desejado, para que não se percam nos desvios. Seus livros “A Mudança Começa em Você” e “Experimente Mudar” contêm reflexões filosóficas com esse salutar propósito.

Domingos Pascoal e Antônio Saracura são dois semeadores. Eles plantam cultura. Os dois estão presentes em tudo quanto é evento cultural, prestigiando, incentivando. Carregam nos bolsos e nas mochilas sementes literárias. Ajudam a fundar academias. Apoiam os novos escritores, ajudando-os a irrigar suas tenras obras. Encorajam outros escritores a continuarem escrevendo, para que suas ferramentas não enferrujem.

Convido os amigos deste maravilhoso grupo para participarem da nossa conversa 𝐧𝐚 𝐩𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐚 𝐪𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐠𝐫𝐚𝐦. O assunto não poderia ser melhor: conversaremos sobre literatura, sobre Lampião (!!!), abordando aspectos da História do Nordeste.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário