Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A BABILÔNIA REALMENTE EXISTIU? SAIBA A HISTÓRIA DO IMPÉRIO CITADO NA BÍBLIA

 

O Império Babilônico se situava numa região fértil em rotas comerciais e se tornou uma civilização avançada, com destaque para a educação e a arte.

A Babilônia foi um império de verdade, além de um grande centro cultural, de requintada arquitetura e comércio agitado. Essa incrível cidade-estado foi criada pelos Amoritas, logo após invadirem a Mesopotâmia e dominarem os Acádios.

Com organização, táticas de guerra e um poderoso exército, logo depois se iniciou um imenso império, que duraria mais de um século.

O Primeiro Império Babilônico existiu entre 1792 a.C. e 1750 a.C. e o Segundo, de 626 a.C. até 539 a.C. Com a queda do Império Babilônico, conquistado por Ciro, o Grande; se iniciou o Império Persa.

O surgimento de Babilônia

A palavra Babilônia provém do grego e quer dizer “porta dos deuses”. Acredita-se que havia um antiquíssimo povoado no local, que depois se tornou uma cidade do Império Acádio.

No início do século XIX a.C., já com o nome Babilônia, se tornou uma cidade-estado sob uma Dinastia Amorita.

O Primeiro Império Babilônico

Logo que se tornou uma cidade-estado, a Babilônia aumentou de tamanho e importância, posto que atingiu a excelência em militarismo.

Quando Hamurábi se tornou rei babilônico (século XVIII a.C.) conquistou a Suméria e a Acádia, tornando-se o primeiro rei do Império Paleobabilônico.

Ele reinou de 1 792 a.C. até sua morte, em 1 750 a.C. e estendeu a fronteira do Império por quase toda a Mesopotâmia.

Nessa fase ocorre o chamado Renascimento Sumério e o Domínio dos Assírios.

Foi publicado o Código de Hamurábi inspirado na Lei de Talião, que previa regras de conduta, sendo a mais conhecida “olho por olho, dente por dente”.

Foi Hamurábi que edificou as muralhas da Babilônia, visto que a tornou uma fortaleza imbatível. Ele também instituiu a adoração ao deus Marduk.

Depois que Hamurábi morreu, o Império Babilônico entrou em decadência, logo depois foi invadido por Hititas e Cassitas (1300 a.C.).

O Segundo Império Babilônico

Quando os Caldeus derrotaram os Assírios, iniciaram o Segundo Império Babilônico, assim sendo Babilônia voltou a ser a capital.

O rei Nabucodonosor trouxe de volta o esplendor do local, intensificando a prática comercial e circulando grande fortuna.

Mandou edificar suntuosos templos e riquíssimos palácios, abriu largas avenidas e saneou a cidade. Além disso, levou as fronteiras à Palestina e ao Egito.

Nabucodonosor construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, obra que é considerada uma das sete maravilhas do mundo. Famoso era o linho babilônico feito de lã de ovelhas e cabras.

Nabucodonosor morreu em c. 562 a.C. sofrendo de uma doença mental, depois de reinar por 43 anos.

Seus sucessores não herdaram suas habilidades e a Babilônia foi conquistada por Ciro, o Grande.

Você sabia?

Nabucodonosor conquistou Jerusalém e levou cativo o povo e o rei para a Babilônia, sendo mencionado em várias passagens bíblicas.

Os jardins suspensos foram edificados em terraços altíssimos, com árvores frutíferas e muitas flores de diversificadas cores.

Diz a Bíblia que Nabucodonosor, após mandar matar os judeus numa fornalha, enlouqueceu e morreu crendo que era um lobo.

A Babilônia se localizava onde hoje está o Iraque, de tal sorte que os sítios arqueológicos padecem com guerras.

Você viu como é interessante conhecer a história do famoso Império Babilônico? Não deixe de ler também uma matéria curiosa sobre as Guerras Médicas, que foram os conflitos entre gregos e persas.

Fonte: Toda MatériaEstudo PráticoMundo EducaçãoInfo EscolaEscola EducaçãoAula ZenPortal São FranciscoCola da WebAlunos Online.

https://conhecimentocientifico.r7.com/a-babilonia-realmente-existiu-saiba-a-historia-do-imperio-citado-na-biblia/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário