Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

TADEU ROCHA E O SEU DELMIRO GOUVEIA

Por Zozimo Lima

Eu sorvia, na Associação de Imprensa, a xícara de café "Gostosinho", quando me invade a sala, alegre e gloriosamente, o alagoano Tadeu Rocha, autor de DELMIRO GOUVEIA - O PIONEIRO DE PAULO AFONSO, biografia e história do cearense de Ipu, inteligente e trabalhador, e atrevido, que teve a coragem de, em plena rua do Ouvidor, no Rio, meter a mão na cara do vice-presidente da Republica, Rosa e Silva que se refugiara, acobardado, na Chapelaria Watson.

Tadeu Rocha residente em Pernambuco, jornalista aposentado, mas nascido em Santana do Ipanema, abraçou-me com ternura e foi logo me contando que sua genitora estudara com a professora Dodona, em Laranjeiras, por isso que tanto ele como ela têm amor à terra sergipana. E faz-me, de logo, longa série de perguntas sobre fatos e homens antigos de Sergipe, inclusive sobre Garangau, para completar trabalho que está escrevendo para em breve dar à publicidade.

Tadeu Rocha, apesar de torturado pelo tracoma, escreve com elegância, muito bem e muito bom, com seis livros já publicados e oito já prontos para o prelo.

O seu DELMIRO GOUVEIA, em terceira edição muito ampliado, dado a lume pela Universidade Federal de Pernambuco, traz magníficas ilustrações e a narrativa das perseguições que sofrera de políticos vaidosos e desalmados, obrigando-o a escapar pelos sertões para fugir à cadeia, perseguido por autoridades versáteis e alcoviteiras dos donos transitórios do poder estadual.

Delmiro, rico, dado a conquistas, mulherengo, procurou acomodar-se na caatinga, onde fundara a fábrica de Pedras, que, mais tarde, após a sua morte por traiçoeiro assassino, foi aos poucos desaparecendo, sem o fabrico da linha "Estrela", exportada até para o exterior.

A gulosa Machine Cottons conseguiu, assim, restabelecer o prestígio do seu mercado abalado com o produto da Agro-Fabril fundada por Delmiro, o notável pioneiro, êmulo de Mauá.

O livro de Tadeu Rocha, agora reaparecido e ampliado, com o primeiro automóvel de Delmiro que rodou pela caatinga, traz também os retratos de todas as mulheres que amou.

Tadeu Rocha, que também é bom católico romano, ofereceu-me um exemplar de CREDO DO POVO DE DEUS, pronunciado pelo Santo Padre no encerramento do chamado ano da Fé. Que as preces e a fé de Tadeu Rocha o libertem do tracoma.

Gazeta de Sergipe – 24.06.1972

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3190130281115826&set=gm.1489521367923469

Adquri no acervo do pesquisador do cangaço Antônio Corrêa Sobrinho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário