Seguidores

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O CANGAÇO

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior.

NA FALTA DE VERBAS OU AÇÕES EFETIVAS POR PARTE DAS AUTORIDADES POLÍTICAS NO QUE SE REFERE AO RESGATE E PRESERVAÇÃO HISTÓRICA, A INICIATIVA POPULAR TEM FEITO A DIFERENÇA E ATRAVÉS DA BOA VONTADE DE MUITAS PESSOAS TEMOS CONSEGUIDO MANTER PRESERVADOS ALGUNS LOCAIS QUE POSSUEM RELAÇÃO COM A HISTÓRIA DO CANGAÇO NORDESTINO.

Um exemplo recente dessa iniciativa foi a colocação de uma cruz no local (Sepultura) onde estão enterrados os restos mortais do cangaceiro CHUMBINHO I, que foi no passado integrante do bando de Lampião, realizada pelo amigo Edson Torres da cidade de Poção/PE, cidade em que no cemitério público municipal também conhecido como CEMITÉRIO DO CANGAÇO, está sepultado o antigo Cabra de Lampião.

A sepultura que anteriormente não possuía identificação e apenas era conhecida por moradores locais, passa a ter a devida identificação e a partir de agora todos (as) aqueles (as) que passarem pelo local saberão que ali está enterrado um personagem da história cangaceira e nordestina.

O CEMITÉRIO VELHO ou CEMITÉRIO DO CANGAÇO (Poção/PE) como assim é conhecido, encontra-se em total abandono não possui muros nas laterais, servindo de passagem para transeuntes e animais.

Enfim, quero parabenizar o amigo Edson Torres pela excelente iniciativa e espero sinceramente que sua atitude sirva como exemplo para aqueles (as) que verdadeiramente deveriam cuidar e preservar esses locais.

Abaixo fotografias do cemitério e da sepultura do cangaceiro Chumbinho I. Confiram

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário