Seguidores

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ELOGIO À OBRA DE TÍTULO "TROPEIRISMO NOSSO", DO AUTOR ANTÔNIO GONÇALO DE SOUZA.

 Por José Francisco Xavier de Queiroz

Em reconhecimento à fantástica obra “TROPEIRISMO NOSSO”, de autoria do escritor Sr. Antônio Gonçalo de Souza, o qual enaltece a história dessa bela e encantadora cidade, Várzea Alegre – CE.

É com imensa satisfação que passo a descrever a alegria e o privilégio de ter sido presenteado com uma bela obra, o livro “Tropeirismo Nosso”, linda obra do autor Antônio Gonçalo de Souza, o qual, além de enaltecer a história dessa maravilhosa cidade, retrata a importância de uma atividade tão importante, o tropeirismo, atividade essa que, embora extinta, deixou marcas e traços de sua tão relevante importância para o desenvolvimento dessa bela e encantadora cidade, Várzea Alegre - CE, contribuindo não só para o seu progresso e evolução, como também para o desenvolvimento socioeconômico de outras regiões circunvizinhas.

Em 19 de janeiro de 2018 tive a belíssima oportunidade de conhecer o Sr. Antônio Gonçalo de Souza, quando em visita à sua família em Fortaleza – CE, na ocasião conversamos bastante e fui surpreendido com esse belíssimo presente, o livro “Tropeirismo Nosso”, uma obra que retrata com riqueza de detalhes momentos e histórias diversas pelas quais a cidade de Várzea Alegre passou ao longo do século passado, e não poderia deixar de enaltecer aqui esta fantástica obra, a qual resgata valores, histórias, causos, fatos e acontecimentos que marcaram a história dessa cidade, e que sem dúvida representam um grande marco para a linda e encantadora cidade de Várzea Alegre.

Nessa obra o autor, Sr. Antônio Gonçalo de Souza, de forma especial, além de resgatar a importância de uma atividade tão nobre e edificadora, traz ainda uma linda história de sua vida no Sítio Sanharol, hoje bairro dessa encantadora cidade, relatando ainda a história de vida de seu avô Sr. Antônio Gonçalo Araripe, pioneiro no tropeirismo nessa região, bem como os valores herdados por seu pai, Sr. Raimundo Gonçalo Araripe, tios, irmãos e demais familiares, repassados por seu avô, homem que muito contribuiu para o progresso dessa maravilhosa cidade e, claro, para o sucesso e progresso de outras regiões.

Conhecer a evolução dessa belíssima e encantadora cidade, de seu comércio, seu povo, sua cultura, sua política, sua fé, contribuiu ainda mais para com o aumento do carinho e admiração que tenho por Várzea Alegre. Também filho de nordestinos, com praticamente toda a família no interior do Rio Grande do Norte, com a graça e a permissão de nosso maravilhoso Deus tenho visitado anualmente essa cidade, a qual amo tanto, e que me encantei logo na primeira visita.

Várzea Alegre, uma cidade onde a alegria do povo é visível em seus olhares, as encantadoras conversas de fim de tarde pelas calçadas, adornadas por cadeiras de balanço, retratam a calmaria e a tranquilidade do lugar; o comércio, com uma vasta variedade, encanta não só com produtos diversos, mas também com produtos típicos da cultura nordestina. Sua deliciosa culinária desperta o zelo e a dedicação com os quais é preparada; o sorriso, a alegria e a espontaneidade das pessoas ao nos receberem é marca presente; ruas, praças e monumentos embelezam ainda mais a cidade, tornando-a ainda mais prazerosa. Por tantos atributos, impossível não querer voltar a essa encantadora cidade, o que, enquanto vida e disposição tiver, com a graça do Deus Altíssimo, farei.

Agradeço a todos dessa linda e prazerosa cidade pelo acolhimento e pelas maravilhas que nos proporcionam, em especial ao autor do livro “Tropeirismo Nosso”, Sr. Antônio Gonçalo de Souza, por permitir que viajemos no tempo e tenhamos a oportunidade de vivenciar momentos tão marcantes e importantes da história dessa maravilhosa cidade, a qual certamente contou com a colaboração, com o trabalho, com o esforço, o exemplo e a dedicação de pessoas como o Sr. Antônio Gonçalo Araripe, que muito contribuíram para o progresso dessa linda e encantadora cidade, Várzea Alegre - CE.    

José Francisco Xavier de Queiroz

Servidor Público, Fiscal de Defesa do Consumidor, residente em Brasília – DF, filho de nordestinos do interior do Rio Grande do Norte – RN, lugar o qual também tenho enorme apreço e consideração. Saudades do meu Rio Grande, saudades também da minha amada e inesquecível Várzea Alegre – CE, terra dos familiares de minha esposa Elaine Ranielly Duarte Lourenço, filha de Rita de Cássia Duarte da Costa (tia Rita) e Expedito Davi Lourenço.

Enviado pelo o autor através de e-mail.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário