Seguidores

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

MARIA BONITA RESTAURADA

Por José Mendes Pereira


Esta foto é Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita quando ainda muito jovem e pertence ao acervo do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima. Ele a recebeu das mãos de familiares da rainha do cangaço.

Solicitei ao amigo Gabriel Ferreira amigo do pesquisador Antonio José de Oliveira ambos lá da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia, para que fizesse uma restauração na foto, e ele atendeu a minha solicitação e fez um excelente trabalho. 

Nesta foto ela nem sonhava em ser um dia Maria Bonita. Ainda era Maria Gomes de Oliveira ou simplesmente Maria de Déa, que era o apelido de sua mãe Maria Joaquina da Conceição.  

Os pais de Maria Bonita

Segundo alguns cangaceiros que deram entrevistas aos jornalistas, escritores e pesquisadores, este apelido de Maria Bonita quem deu foi a polícia, por ela ser bonita. Afirmaram também que jamais ela foi chamada de Santinha por Lampião "foi criação", e os cangaceiros a chamavam de dona Maria, e quando se referiam a ela, chamavam-na de Dona Maria do capitão.  

Você que gosta de estudar cangaço e que começou agora não acredite em tudo que as pessoas dizem or aí. Procura adquirir bons livros através dos escritores e para isto, existe a Livraria do professor Francisco Pereira Lima, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, e seu e-mail é: 

franpelima@bol.com.br.

Clique neste link para você ver uma porção de livros da Livraria do Professor Pereira

http://sednemmendes.blogspot.com.br/2015/08/relacao-de-livros-venda-professor.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário