Seguidores

quinta-feira, 18 de março de 2021

A VISITA MACABRA DE LAMPIÃO.

Por Giovane Gomes

No dia 28 de Novembro de 1930, tudo corria bem na região do Sabiuca, o proprietário das fazendas Gravata, Sabiuca, Ambrósio no Pernambuco e Umbuzeiro no município de Glória-BA. Macário Gomes de Sá era um rico fazendeiro, descendente de Zacarias Gomes de Sá um dos envolvidos na temível instigar de Família entre Os Gomes de Sá e Menezes, que ficou conhecido como a "Questão do Sabiuca".

Há muito tempo Lampião não aparecia na região, seu último registro foi no combate da fazenda Tigre saindo baleado.

Era um dia igual a qualquer outro, se não fosse a presença do Rei do Cangaço Lampião e seu bando, naquela manhã, ele veio acertar as contas com Macário Gomes de Sá, ele foi informado pelos seus coiteiros, que Macário Gomes estava emprestando suas canoas para as volantes Pernambucanas "Os Nazarenos " atravessa o Rio São Francisco para perseguir Lampião no Estado da Bahia.

Eloi Gomes de Sá seu filho primogênito estava trabalhando na fazenda Umbuzeiro-BA, colhendo mandioca para uma farinhada, juntos com seu irmão Felix Gomes de Sá e seus cabras de confiança João Escuro e outros. Quando chegou a notícia que seu pai Macário havia sido sequestrado por Lampião e o ex-volante Aureliano Sabino estava morto na fazenda Gravata.

Foi aquele alvoroço Eloi Macário e Felix Gomes de Sá e seus cabras atravessaram para o Pernambuco, chegando na casa do seu pai encontraram uma cena horrível, o corpo amarrado e decapitado os porcos haviam comido a cabeça do ex-volante Aureliano Sabino.

Dona Filomena esposa de Macário em pranto de choro gritava para salvar seu marido Macário e clamava a todos os Santos do Céu, seus irmãos mais novos, Manoel, Cisa e Eliseu presencearam toda a desgraça. A esposa de Eloi, Isabel conhecida como " Biluca", estava em estado de choque ao ver tamanha crueldade do Cangaceiro Menino Volta Seca ao decapitar a cabeça do ex-volante Aureliano Sabino, o cangaceiro Volta Seca gritava, pulava e sorria demonstrando ao chefe sua coragem.

Alfredo Cabaú foi quem avisou ao seus filhos de Macário sobre o Sequestro de seu pai , o patriaca da família Gomes de Sá. Havia sido espancado, juntos a outros parentes, seu Cícero Gomes de Sá "Ciço Furiba" um nazareno estava presente, ele havia chegando na fazenda um dia antes com Aureliano Sabino. Lampião não reconheceu Ciço, mas o Ex-Volante não tevi a mesma sorte, foi torturado, humilhação, furado a faca , levando um tiro e sua cabeça sendo cortadada com um facão na presença de todos. Depois Lampião levou sequestrado como garantia Macário, exigindo um resgate grandioso para a época.

João Escuro acolheçou que ninguém tentasse ir atrás de Lampião para resgatar Macário. Pois em uma troca de tiros o cangaceiros poderiam assassinar Macário. Então Eloi Macario foi perdir o dinheiro ao rico proprietário da fazenda Fortaleza seu Cantarelli, mais ele não tinha essa continha de Um Conto de réis , então ele mandou Eloi Macário procura outro fazendeiro Yoyo do Trige e mandou dizer a que emprestasse o dinheiro que ele pagava.

Eloi Macário não demorou viajou logo para a Fazenda Trige , o tempo estava correndo e a vida do seu pai estava correndo risco. Chegando na fazenda Trige, Eloi contou todo acontecido a Yoyô do Trige que logon mandou buscar o dinheiro que estava escondido em um tronco de uma Aroeira em sua botija particular , era assim que as pessoas guardadas seu bens com medo dos cangaceiros furtarem.

Felix Gomes , João Escuro e Alfredo Cabaú foram pega as armas na fazenda Ambrósio e Sabiuca e voltaram para a Fazenda Gravata.

Quando Eloi voltou com o dinheiro da Fezenda Trige. Alfredo Cabaú disse eu vou leva o dinheiro ao Capitão Lampião, pegou um cavalo e seguiu em direção a Serra do Papagaio.

Lampião levou Macário Gomes de Sá como refém, próximo a região do Papagaio ,eles encontraram Pedro Juremeira antigo inimigo de um Cangaceiro , Lampião deu voz de prisão e assassinoun Pedro , Marina Batista cunhada de Eloi Macário foi testemunha da morte de Pedro Juremaira , Marina de Chico Moça perdiu Capitão para não matar Macário, que ele era um senhor de idade e pai do seu cunhado Eloi.

No final da tarde Alfredo Cabaú encontrou o bando e pagou o resgate a Lampião, e o Velho Macário ganhou sua liberdade.

Macário Gomes de Sá é meu Bisavô.

Fonte :

Livros O Canto do Acauã,FERRAZ, Marilourdes Ferraz.

As Cruzes do Cangaço FERRAZ,Cristiano Ferraz e , Marco Antonio de Sá.

Depoimento:

Angelo Gomes de Sá .

Fotos Acervo Giovane Gomes :

01-Macário Gomes de Sá .

02-EX-Volante Aureliano Sabino.

facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário