Seguidores

terça-feira, 4 de maio de 2021

O FOGO DA IPUEIRA DOS XAVIER NOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

 Por Manoel Severo

O ano de 1927 foi sem dúvidas, à exclusa de 1938; em função de Angico; um ano a ser esquecido por Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, Rei do Cangaço. Imperador absoluto dos carrascais e caatinga sertaneja entre o Ceará e a Bahia, Lampião haveria de, no ano de 1927, amargar seus mais infelizes revesses... Foi em Maio de 1927 que recebeu uma "corsa" na cidade Uiraúna; sertão paraibano; em junho do mesmo ano a mais notável de todas as derrotas: Mossoró de Rodolfo Fernandes, desta vez no oeste potiguar e ainda em Fevereiro do mesmo ano a pequena Ipueira dos Xavier no município de Serrita, Pernambuco, também colocaria seu nome no rol daqueles que não se rederam à sanha do bando cangaceiro.

Ipueira dos Xavier, berço e morada do clã Xavier que tinha no coronel Pedro Xavier seu patriarca e grande referência e que possuía fortes e intimas ligações familiares com outro clã poderoso dos sertões pernambucanos, o do coronel Chico Romão. Ali nas Ipueira dos Xavier, no inicio de fevereiro de 1927, capitão Virgulino Ferreira seria rechaçado pela força, coragem e tenacidade desses sertanejos liderados pelo patriarca e familiares. Ao final de um cerco e um fogo de cerca de tres  horas, Lampião havia perdido um de seus melhores "fuzis", o cangaceiro Tempero, e teve que ordenar uma retirada diante da iminente derrota anunciada.

Coronel Pedro Xavier, patriarca do Clã Xavier

Para contar essa historia; a ligação dos coronéis do sertão de Pernambuco e do próprio coronel Pedro Xavier da Ipueira dos Xavier com o chefe dos cangaceiros, as razões, circunstâncias e o desfecho desse histórico episódio, Manoel Severo , curador do Cariri Cangaço recebe os pesquisadores; descendentes do clã de Pedro Xavier; Audízio Xavier e a escritora Maria do Socorro Xavier num "Ao Vivo" eletrizante...


O FOGO DA IPUEIRA DOS XAVIER
Grandes Encontros Cariri Cangaço
Quarta-Feira, dia 05/05/21
Ao Vivo 19h30
Canal do Cariri Cangaço no YouTube

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/05/o-fogo-da-ipueira-dos-xavier-nos.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário