Seguidores

terça-feira, 4 de maio de 2021

LENDA NO SERTÃO

 

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de maio de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.525

Enquanto a polícia faz a Operação Curupira, lembramos da Caipora sertaneja. É isso mesmo, Caipora e não Caapora, cantada e recantada por roceiros de todo o nosso país, principalmente pelos caçadores. A lenda da Caipora é sempre ligada à do Curupira, ambas com vasta literatura no Brasil. Os mais velhos sempre afirmaram que a caipora existe, sendo um ser encantado que tem como missão proteger os animais selvagens que habitam as matas. Sua aparência aos olhos humanos, depende da imaginação regional, mas a essência é sempre a mesma em todos os lugares: Caipora é um espírito protetor dos animais da floresta. No Sertão, suas ações são contadas em rodas de pessoas que ficam de queixo caído, quando narradas por caçadores que viveram a experiência inusitada.

  CAIPORAS E CÃES (Crédito: pt.wikipédia.org)

Ao entrar na mata sem permissão, o caçador vê seus cães latindo, correndo e gritando apavorados pelo mato: caim, caim, caim... Estão sendo surrados impiedosamente pela Caipora. O caçador trata logo de se retirar. Outras vezes o invasor não consegue localizar uma caça sequer, parecendo que todos os animais estão rigorosamente escondidos. Acontece também de o caçador presenciar coisas estranhas e não conseguir matar nenhum animal além de uma cota mínima. Nunca ouvimos relatos que alguém tenha visto de frente a Caipora para descrever a sua aparência, todavia, sua presença é muita sentida na pele.

Mas, como qualquer mortal, os encantados também gostam de um agrado, segundo fala a tradição sertaneja. O caçador experiente adentra à mata levando fumo de rolo no bornal. Chega a uma árvore boa de entrega, daquelas que se bifurcam no tronco, faz a sua oferenda a Caipora e pede licença para caçar. Às vezes também leva sal. Mas, mesmo assim ainda existe a dúvida se a Caipora aceita ou não a oferenda e se consente sua caçada. O caçador sabe se ela aceitou ou não.

Histórias de Caiporas sempre estiveram presentes no vale do Rio Ipanema e nas caatingas de relevo plano da nossa terra.

Como não sentir orgulho em ser nordestino!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/05/lendano-sertao-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário