Seguidores

domingo, 6 de junho de 2021

MARIA BONITA ERA TÃO MÁ QUANTO O PRÓPRIO LAMPEÃO.

 Por José Mendes Pereira


Este recorte de jornal pertence ao acervo do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. https://tokdehistoria.com.br/2012/03/09/familiares-narram-a-imprensa-sobre-a-maria-do-capitao-lampiao/


Vamos lá. 

Quando entrevistado por um repórter de um jornal do Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1958, o pai da rainha do cangaço Maria Bonita, o José Gomes de Oliveira, mais conhecido por Zé Felipe, teria dito que sua filha era tão má quanto o próprio Lampião. Mas será que ela era assim mesma como afirmou o seu pai Zé Felipe? 

Óbivio que eu não posso afirmar, mas acho que seu Zé Felipe exagerou um pouco a sua afirmação, mas eu imagino que disse isso, apenas como um desabavo pelos sofrimentos que passou juntamente com toda sua família, quando a filha o desobedeceu e foi de uma vez por toda morar nas caatingas com o capitão Lampião

Segundo o Zé Felipe, afirmou ao jornalista que em consequência daquela união passou oito anos andando pelo norte do país, verdadeiramente como um “cão escorraçado e sem sossego”. (No blog Tok de História - Rostand Medeiros).

A minha dúvida é que não se tem informações de escritores e pesquisadores sobre crueldades feitas por Maria Bonita contra alguém. Podem existir, mas com poucas credibilidades.

Há quem diga que Maria Bonita às vezes não deixava Lampião fazer crueldades com as suas vítimas. Uma delas aconteceu no coito do próprio Lampião. 

Clique no link e conheça o que ele quis fazer com um dos seus coiteiros que se chamava Adauto. Se o link não funcionar, leve-o ao google.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/07/revendo-o-amado-coito-de-lampiao-foi.html

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário