Seguidores

domingo, 6 de junho de 2021

O MASSACRE DA FAZENDA PATOS

 Por Helton Araújo

O bando de Corisco presente no dia da chacina na fazenda Patos.

Sem dúvidas o massacre da fazenda Patos onde a família Ventura foi barbaramente massacrada por Corisco e seu bando é um dos mais terríveis da sangrenta história do cangaço.

O fato se deu no dia 02 de Agosto de 1938.Corisco revoltado com as mortes de Lampião, Maria Bonita e mais 9 cangaceiros, decidiu encontrar o culpado pela traição. Assim ele chegou até seu coiteiro Joca Bernardes, o mesmo que ja havia entregado Pedro de Cândido coiteiro de Lampião para as volantes, resultando no cerco de Angicos e no eventual fim do lider mor dos cangaceiros.

Joca, usando de malícia, desta vez para se livrar da fúria de Corisco, insinua que Domingos Ventura seria o delator de Lampião, Corisco tomado de ótimo e o insaciável desejo de vingança parte até o lar do honesto sertanejo, e lá como todos bem sabem acontece uma das maiores chacinas da história do cangaço.

Ali foram mortos 6 pessoas, todos da mesma família. Domimgos e sua esposa Guilhermina, além dos filhos foram todos decapitados. O carrasco da família sob ordem de Corisco foi o cangaceiro Velocidade.

O massacre só não foi maior por Dadá mulher de Corisco não ter permitido a morte das crianças. Com o chefe Corisco estavam presente naquele terrível dia :

Sua companheira Dadá, Pancada e seu mulher Maria Jovina (Maria de Pancada), os irmãos Velocidade e Atividade, Jandaia, Peitica, Vinte e Cinco, Gitirana e Caixa de Fósforo.

Corisco mandou por João Crispim, as cabeças endereçadas ao tenente João Bezerra. O prefeito João Correia Brito recebeu o macabro presente e providenciou um enterro cristão para os inocentes.

Por : Helton Araújo

Obs : A foto na montagem é do suposto cangaceiro Caixa de Fósforo.

Conversando com o amigo Aderbal Nogueira ficou claro que Vinte e Cinco não estava presente no momento da chacina. Pesso desculpas pelo erro.

Fonte : João De Sousa Lima e Ricardo Nascimento

Fotos : Benjamin Abrahão

Edição : Helton Araújo

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1111457922686004&set=gm.1661160164092921

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário