Seguidores

sábado, 31 de julho de 2021

O JAGUAR PARTICIPOU DA ENTREVISTA COM O EX-CANGACEIRO VOLTA SECA.

 Por José Mendes Pereira

https://br.pinterest.com/pin/409053578631419874/

Este senhor, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar participou também da entrevista feita com o ex-cangaceiro Volta Seca em 1973, encomendada pelo jornal "O Pasquim". 

Muitos que estudam cangaço conhecem a história sobre a entrevista feita com o Volta Seca, mas ainda não viram as fotos dos jornalistas que o entrevistaram. 

Para ler sobre a entrevista feita com o ex-cangaceiro Volta Seca clique no link abaixo: 

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html

Jaguar (cartunista)

Biografia

Sérgio Jaguaribe começou sua carreira em 1952 na revista Manchete onde, por influência de Borjalo passou a assinar somente Jaguar. Na mesma época trabalhava no Banco do Brasil subordinado a Sérgio Porto, que o convenceu a não deixar o emprego em favor do humorismo.

No início da década de 1960, passa a ser um dos principais cartunistas da revista Senhor, colaborando também na Revista Civilização Brasileira, na Revista da Semana, no semanário Pif-Paf e nos jornais Última Hora e Tribuna da Imprensa.

Lança sua primeira coleção em 1968, Átila, você é bárbaro. No ano seguinte, funda o jornal O Pasquim com Tarso de Castro e Sérgio Cabral. É o único a permanecer até o fim da publicação, em 1991, quando passa a editar o jornal A Notícia.

Em 2013, com os cinquenta anos da Turma da Mônica e os quarenta e nove de Sig, faz uma charge com a Mônica e o Sig.[1] Em 2016 foi demitido do jornal O Dia após 30 anos.[2]

Indenização

Durante a ditadura militar, ficou preso durante três meses em 1970, tendo sido solto no réveillon.[3]

Em 5 de abril de 2008, Jaguar e outros vinte jornalistas que foram perseguidos durante os anos de chumbo tiveram seus processos de anistia aprovados pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Ele e o cartunista Ziraldo receberam as maiores indenizações: 1 milhão de reais cada um.[4]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jaguar_(cartunista)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário