Seguidores

sexta-feira, 30 de julho de 2021

CARIRI CANGAÇO PATRONO DO GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO ALCINO ALVES COSTA

 Por Manoel Severo

O Memorial Alcino Alves Costa estará promovendo Encontro que contará com a presença de ilustres pesquisadores, historiadores, escritores, grupos culturais, professores, estudantes, artistas, amantes e defensores da cultura popular sertaneja e nordestina, da história do sertão, da história do cangaço e da história da formação do povo sertanejo. O Momento marcará a criação do Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa. O Grupo recebe o nome de um dos maiores pesquisadores e escritores das temáticas do cangaço e nordeste, do Brasil; Alcino Alves Costa - o Caipira de Poço Redondo; que também é Patrono do Conselho Curador do Cariri Cangaço. O Cariri Cangaço será também Patrono do Grupo de Estudos Alcino Alves Costa.

A solenidade de criação do Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa acontece neste sábado, dia 31 de julho de 2021, a partir das 16h no plenário da Câmara de Vereadores de Poço Redondo; berço do festejado pesquisador.

"O “O Caipira de Poço Redondo”, como assinava seus artigos e gostava de ser chamado, era conhecido pelo seu comportamento de homem simples que buscou nas raízes sertanejas a motivação para a pesquisa e a escrita. Sua marca característica era a havaiana nos pés até nos compromissos mais formais. Além de político renomado em todo o sertão sergipano, foi também um apaixonado pela autêntica música caipira e compositor gravado por duplas sertanejas famosas como Dino Franco e Mouraí e Dino Franco e Fandangueiro. Foi também gravado por Clemilda num hino sertanejo chamado “Seca Desalmada”, de 1974...Todos estes aspectos foram pesquisados, analisados, discutidos e dimensionados por Alcino Alves Costa nas suas obras. O seu amor ao sertão foi sua característica mais marcante. Certa feita, durante entrevista ao programa Sergipanidade da TV Aperipê, Alcino afirmou: “Minha vida é o sertão, meu mundo é o sertão”. E sua vida e seu mundo eram Poço Redondo." Revela um filho pra lá de orgulhoso, Rangel Alves da Costa, também pesquisador, escritor e poeta e Conselheiro do Cariri Cangaço.

Alcino Alves Costa, "Caipira de Poço Redondo"

"Além do Memorial Alcino Alves Costa, que já é um dos pontos de referência da cultura poço-redondense, o Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa será um coletivo motivador de estudos sobre o cangaço, a religiosidade popular, a cultura e da produção de materiais escritos, como livros, cartilhas e artigos, objetivando o fortalecimento da cultura popular, do turismo e da história da formação do povo sertanejo. Poço Redondo é um poço de Cultura!" revela Manoel Belarmino, membro fundador do Grupo e Conselheiro do Cariri Cangaço.

"Falar de Alcino; de sua obra, de seus talentos, de seu sentimento, de seu amor ao sertão, é algo que me enche de entusiasmo e saudade. Tivemos o privilégio de compartilhar tantos e tantos momentos inesquecíveis a seu lado... Nas veredas dessa maravilhosa caatinga, pelos caminhos de nossa alma, alimentando sonhos e realizando tanto... Hoje temos o querido Caipira como Patrono de nosso Conselho do Cariri Cangaço e temos a imensa honra de sermos Patronos do Grupo de Estudos do Cangaço, criado nesta data e que recebe de forma espetacular e justa o seu nome. Querido Caipira, você permanece mais vivo que nunca em nossos corações, seu legado é como um farol a iluminar o caminho daqueles apaixonados pelo sertão. Muito obrigado por tudo... Continue daí do céu a iluminar as pesquisas sertanejas, nos mostrando que tudo vale a pena. Parabéns ao Memorial Alcino Alves Costa, parabéns a meu irmão Rangel, ao querido Belarmino, à toda familia Poço Redondense e a nós que ganhamos mais um valoroso Grupo perpetuando nosso amor por nossas raízes. Vida longa ao Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa". Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

CONVITE
LANÇAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ALCINO ALVES COSTA
DIA 31 DE JULHO DE 2021 ÀS 16H
PLENÁRIO DA CAMARA MUNICIPAL
POÇO REDONDO-SERGIPE

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/07/cariri-cangaco-patrono-do-grupo-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário