Seguidores

sábado, 24 de julho de 2021

QUEM SÃO?

 Por Heilton Araújo

Nesta foto vemos perfilados para as lentes de Benjamin Abrahão, os cangaceiros Português e Catingueira.

Português atuou no cangaço por cerca de 8 anos, tendo durante esse período se tornado chefe de subgrupo de Lampião. Algo que as vezes me pego parado a pensar como aconteceu, pois nos relatos que temos vemos que Português era tido como um cangaceiro, frouxo !

E vemos isso em algumas passagens conhecidas da história cangaceira. Vamos as elas.

Português ao se desentender com Marreca, mandou o cangaceiro Cícero Garrinchinha o Catingueira, dar cabo de Marreca, coisa que o mesmo não teve coragem de fazer.

Tempos depois, descobriu que sua companheira Cristina, estava o traindo com o cangaceiro conhecido como Gitirana. Mais uma vez Português não teve coragem de enfrentar seu desafeto como um homem de verdade, e para variar mandou Catingueira comprimir a missão executando Gitirana.

Fato que só não aconteceu, pois Corisco o Diabo Loiro saiu em defesa de seu cabra. Catingueira era cruel e perigoso mas sabia onde pisava.

Ainda nesta questão, Cristina teria sido morta por outros cangaceiros contratados por Português ( deixo claro que existem outras versões para este caso ).

O cangaceiro Barreira, algoz do cangaceiro de vulgo Atividade, em entrevista deixou claro que Português seu ex chefe era um frouxo medroso.

Português encontrou seu fim após as entregas. Morto dentro da cadeia por um jovem menor de idade, que entrou no local contando com a " vista grossa " da polícia, e assim assassinou Português que anos atrás matará seu pai.

Um fim digno para um covarde que durou até tempo demais em meio a tantas feras.

Por Helton Araújo

Foto : Benjamin Abrahão Botto

Ano : 1936

 https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário