Seguidores

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

E EU PISEI DE NOVO NO CHÃO DA RUA VELHA

 Por Manoel Belarmino

Manoel Belarmino

Foi nesta quarta feira, 20 de dezembro, que eu estive novamente pisando o chão sagrado da Rua Velha, na cidade de Serra Negra, no Município de Pedro Alexandre. Fui ao casamento de Edimar e Ana Kelly. E o casamento foi exatamente ali na Rua Velha, na Praça General Liberato de Carvalho, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Serra Negra.
Cheguei ali na Serra Negra cedo. Desci para a Rua Velha. Vi ali no meio da praça da Rua Velha o velho monumento de ferro do Vaporzinho. Vi que a igreja de Nossa Senhora da Conceição ainda é a mesma. Pouca mudança houve no prédio da igreja. A casa de Tia Zefa de Cândido, mãe de Marli e Badú, ainda é a mesma. A casa de Antônio Leite, ali na esquina da praça da Rua Velha, pertinho do riacho que separa a Rua Velha da Rua Nova ainda é a mesma.
Quantas lembranças tomaram conta de mim na manhã de ontem! Lembranças das serestas do Bar do Cido. O Bar do Cido já não existe mais mais, mas o prédio ainda está ali. Lembranças das festas do dia 8 de Dezembro. Lembranças da Procissão que sai da Rua Velha e sobe a Rua Nova ainda sob o sol da tarde do dia 8 de Dezembro e desce para a Rua Velha depois que o sol se despede. Lembranças das novenas de dezembro. Das zabumbas, das quermesses, do pastoril da professora Miralda e dos guerreiros.
Quantas pessoas eu vi novamente! Os mesmos rostos, a mesma gente. O povo da Serra Negra parece não envelhecer nunca. Ali é o lugar onde o tempo parou. O povo é o mesmo. A cidade é a mesma.
Lembranças das festas do Clube Vaporzinho. Lembranças do Campo O Eraldão onde eu ainda joguei futebol. Lembranças, lembranças, lembranças... Lembranças de uma Rua Velha poesia.

Manoel Belarmino
Pesquisador, Poço Redondo-Sergipe
https://cariricangaco.blogspot.com/2017/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário