Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2021

DÚVIDA QUE PRECISA SER ELUCIDADA.

 Por José Mendes Pereira


Dizem que a verdade corre o mundo muito rápida, mas a mentira tem mais ligeireza do que a própria verdade. É verdade.

Este senhor acima, de nome João Ferreira da Silva, que era famoso lutador de boxe, lá da cidade de Juazeiro do Norte, e carinhosamente apelidado de João Peitudo, confirmava sem pensar em errar, que era filho de Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a rainha do cangaço Maria Bonita. Mas há quem diga que as suas informações não têm nenhuma ligação com o cangaço, e muito menos com a família Ferreira do capitão Lampião, e nem com a família Gomes de Oliveira, de Maria Bonita.

Da esquerda para a direita: ..., Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, ..., Vera Ferreira neta de Lampião e Maria Bonita, e o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira. A foto é apenas como ilustração.

A jornalista e escritora Vera Ferreira que é neta dos reis do cangaço, afirma que o João Ferreira da Silva, o João Peitudo, nasceu no ano de 1942, e como sabemos, os seus avós morreram no dia 28 de julho do ano de 1938, lá na Grota do Angico, no Estado de Sergipe. Ainda esclarece que, ele disse que Lampião ao entregá-lo com 42 dias de nascido a dona Aurora que o criou, Lampião furou as suas orelhas, e era apenas para reconhecê-lo quando um dia retornasse para visitá-lo no Juazeiro do Norte. Mas a verdade, explica Vera Ferreira, que elas foram furadas pelos índios, quando ele vivia por lá, que era costume dos chefes indígenas furarem as orelhas das crianças.

Mas o jornalista, escritor, cineasta e pesquisador do cangaço Robério Santos, me falou através do facebook, que é proprietário de um documento comprovando o dia, mês e ano do nascimento do João Ferreira da Silva, o João Peitudo. O Robério Santos é um pesquisador que faz os seus trabalhos adquirindo documentos ou apanha na fonte. Não vai por conversa de calçada. Ele vai até a casa do possível estudado.

Clique no primeiro link e leia o que escreveu Demontier Tenório. E logo em seguida, assista ao vídeo do Robério Santos.

https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/cariri/ha-20-anos-morria-em-juazeiro-do-norte-o-filho-de-lampiao/

https://www.youtube.com/watch?v=A8OOb0EEwHk&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Se interessar, leia este quando terminar.

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2021/10/entrevista-com-o-filho-de-lampiao-e.html

Nota: Lembrando aos amigos leitores que nada a ver com os cineastas e nem jornalistas. Tenho grande respeito por todos eles. Geralmentre eu me refiro aos depoentes. Todos os trabalhos destas pessoas são de grande credibilidade. 

As minhas palavras não têm nenhuma referência sobre a entrevista que o Robério Santos fez com o suposto neto de Lampião. O que escrevi refere-se a fatos antigos. Apenas coloquei o link da gravação do Robério Santos para que o leitor conheça o seu belo trabalho. Parabéns para ele! 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário