Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2022

HOMENAGEM A CELSO RODRIGUES NO CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2022

 

A noite de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2022; em 28 de julho; marcará as homenagens a um dos mais destacados filhos deste torrão alagoano: Celso Rodrigues Rego, ou simplesmente "seu Celso Rodrigues". Da tradicional familia Rodrigues, filho do grande Chiquinho Rodrigues; que comandou a resistência quando da invasão de Piranhas pelo bando chefiado por Gato e Corisco em 1936; Seu Celso era a própria memória viva da cidade. Impossível visitar Piranhas e não ir até o Solar dos Rodrigues, no centro histórico da Lapinha do Sertão, para tirar um ou dois ou mil dedos de prosa com seu Celso.

Solar dos Rodrigues no centro histórico de Piranhas

Prefeito por quatro vezes do município de Piranhas, seu Celso devotou toda sua vida à terra amada. Ao lado da esposa, dona Sônia, e de toda família, deixou um legado de honradez, honestidade e muito trabalho. "Por ocasião da noite de abertura no dia 28 de julho em Piranhas, o Cariri Cangaço resgata uma das figuras mais extraordinárias deste baixo São Francisco. Seu Celso era uma lenda, essa homenagem mais que justa a um homem que se notabilizou por construir acima de tudo, grandes amizades" revela o Conselheiro Cariri Cangaço, João de Sousa Lima.

É Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço quem completa: "perdemos as vezes em que passávamos horas e horas explorando a memória e a companhia extraordinária de seu Celso, sempre solícito, atencioso e ávido a nos contar tudo sobre sua querida Piranhas, um homem de um memória e um coração, gigantes. Para nós prestar essa homenagem a seu Celso nos enche de alegria e satisfação."  

Em 2015 recebendo de seu neto, Conselheiro Cariri Cangaço Celsinho Rodrigues o Diploma de "Amigo do Cariri Cangaço"
Em 2013 ao lado da esposa Sonia e de Manoel Severo

Um dos momentos mais marcantes do Cariri Cangaço em suas edições em Piranhas foi sem dúvidas no ano de 2015, em momento memorável na Fazenda Patos , revivendo o horror da familia de Domingos Ventura. Ali, durante mais de uma hora Celso Rodrigues com um precisão e lucidez incomuns, traçou o passo a passo de toda a penosa trama que acabou traçando o destino final de Domingos Ventura...  No ano seguinte, 2016, novamente seu Celso se destacava dentro da Programação do Cariri Cangaço Piranhas, sendo um dos grandes anfitriões no Primeiro no Tour pelas ruas de Piranhas elucidando a fatídica invasão da cidade pelos bandos de Gato e Corisco em 1936.

Celso Rodrigues em momento memorável na Fazenda Patos , revivendo o horror da familia de Domingos Ventura ao lado de Manoel Severo, Antônio Amaury e João de Sousa Lima
Celso Rodrigues da sacada do Solar dos Rodrigues e a Invasão de Gato 
no Cariri Cangaço Piranhas 2016

Na noite de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2022, o Conselho Alcino Alves Costa concede a CELSO RODRIGUES REGO o Título de "Personalidade Eterna do Sertão"

Celso Rodrigues, Manoel Severo, Celsinho Rodrigues, Jacqueline Rodrigues, 
Edvaldo Feitosa e dona Zilda

"É com muita honra que nossa família recebe esta homenagem do nosso Cariri Cangaço a meu avô, todos nós estamos festejando o reconhecimento ao trabalho, à dedicação e a honradez de toda uma vida de Vô Celso, por parte de tantos escritores e pesquisadores de nosso Brasil,  sem dúvidas uma grande honra para todos nós", declara Celsinho Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço e presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Piranhas 2022 e neto do homenageado. Celso Rodrigues Rego, patriarca da familia Rodrigues, viria a falecer no dia 26 de setembro de 2021, aos 81 anos. 

Cariri Cangaço Piranhas; 28 a 31 de Julho de 2022 - Alagoas Brasil

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/homenagem-celso-rodrigues-no-cariri.html

http://BLOGDOMENDESEMENDES.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário