Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2022

MONSENHOR NICODEMOS " UM PADRE CENTENÁRIO ".

 Por Luís Bento

30/06/1922 - 30/06/2022.

Em 20 de maio de 1970 a capela de Jati passou a ser " Paróquia ", tendo a frente dos trabalhos religiosos seu primeiro pároco, " Padre Nicodemos Benício Pinheiro. Foi um momento de união de toda paróquia que tiveram a honra e grande alegria de receber o Padre Nicodemos e juntos testemunharam fé, esperança, manifestações de boas vindas. Sabiam que a partir daquele dia, passaria a existir entre todos um vínculo com se ele fosse membro de cada família, compartilhando a partir dali, todos os sofrimentos e alegrias. Para toda comunidade passou a ser como o Pastor que cuidava cada ovelha do seu rebanho.

Como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com ele todo o mistério sacramentalmente nessa missão na nossa pequena cidade sabíamos que ajudaria a interrogar-nos sobre o sentido da nossa vida e da nossa história. Na ocasião estiveram presentes os estudantes da Escola Isolada de Jati, atual Escola Maria Núbia Vieira Novaes na recepção religiosa e ritualização de um acontecimento ímpar, confraternização, rememoração ao Padre recém chegado.

Um fato que despertavam a curiosidade da população na chegada do Padre a pacata cidade de Jati era o " Padre sem Batina " que para época era muito estranho para população, porém logo passaram a entender e aceitar as mundanças e inovações. Compreenderam que o novo Padre era a maior autoridade eclesiástica, um homem de fé, também um ser humano comum, que tinha gostos sentimentos normais assim como suas preferências musicais como por exemplo sua predileção pela bela canção do Rei Roberto Carlos " O Portão ".

Outro fato que deixou a população a observar foi o Padre costumar passar seu aniversário trabalhando como se fosse um dia normal, dedicando-se unicamente a sua igreja e seus fiéis.

Para toda comunidade católica foi um experiência linda de vivenciar, pois realizaram o sonho que era desvincular a Capela de Senhora Santana da Capela de Santo Antônio de Jardim Ceará.

Segundo dados a capela de Senhora Santana teve sua existência em 1835, metade do século XIX no Distrito Macapá atual Jati Ce, da estrutura narrativiva da história da pequena Capela de Santana, sabe-se que a sua reconstrução foi em 1893, pelo Padre Vicente Sollter de Alencar, registra-se também que no ano de 1935 foi celebrada a primeira missa centenária pelo Padre Manoel Alcântara Gondim.

Parabéns

Padre Nicodemos!

Multas Felicidades.

Historiador Luís Bento de Sousa Diretor de Cultura.

JATI 30/06/2022.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário