Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2022

DIVIDINDO AS ERAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 23 de agosto de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.756

Como estão dizendo que estamos nos fins dos tempos, que tal recordar a marcha da Terra, desde sua formação até os nossos dias? Podemos dividir essa marcha em Eras e as Eras em períodos, representados todos em milhões de anos. São 5 Eras e vários períodos abaixo divididos. Lembrando que isto é apenas um resumo, mas não precisa decorar, apenas consultar quando preciso.

Era Primitiva ou Arqueozoica – períodos: Arqueano Algonquiano.

Era Primária ou Paleozoica – períodos: CambrianoSilurianoDevonianoPermiano e Carbonífero.

Era Secundária ou Mesozoica – períodos: TriássicoJurássico Cretáceo.

Era Terciária ou Cenozoica – períodos: PaleocenoEoceno, Mioceno e Pioceno.

Era Quaternária

Durante a Era primitiva ou arqueozoica, formou-se na Terra o envoltório gasoso, as águas se acumularam nas depressões, formando oceanos e mares, a crosta terrestre solidificou-se. Durante seus períodos, levantaram-se importantes cadeias de montanhas que hoje estão reduzidos a velhos planaltos erodidos, assim como os planaltos Brasileiro e Guiano. Essa foi a Era mais longa da terra.

Na Era Primária ou Paleozoica com seus cinco períodos, surgiram novas cadeias de montanhas e a superfície da terra se cobriu de vegetação, permitindo a purificação da atmosfera e vinda animal das águas para terra.

Na Era Secundária ou Mesozoica, com os seus três períodos, a Terra sofreu muitas erosões e sedimentação. Suas florestas alimentaram os gigantescos sáurios ou lagartos.

Durante a Era Terciária ou Cenozoica, com os seus quatro períodos, a crosta terrestre voltou a sofrer pregueamentos que resultaram as atuais cadeias de montanhas dos Alpes, Andes, Rochosas, Himalaia e outras, bem como o aparecimento de gigantescos mamíferos.

A Era Quaternária foi caracterizada por demoradas glaciações na superfície da terra e o aparecimento do homem.

Isto é o mínimo que você deve saber sobre o Planeta em que vive.

Abraço!

ANIMAIS  DA ERA MESOZOICA (CRÉDITO: GETTY/IMAGES/STOC).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário