Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2022

UM SERTÃO DE CULTURA NUM TERRITÓRIO DE AMIGOS

 Por Orlando Carvalho

Kydelmir Dantas, Carlos Alberto, Camilo Lemos e Orlando Carvalho, 
no Cariri Cangaço Piranhas 2022

Meu primeiro contato com os eventos Cariri Cangaço ocorreu em 2018, quando fui convidado a fazer parte da comissão organizadora e proferir uma palestra no grande encontro Cariri Cangaço Poço Redondo/Pedro Alexandre (Serra Negra) em junho de 2018. Essa experiência foi um grande divisor de águas na minha relação com o estudo e pesquisa da historiografia do cangaço e da cultura popular nordestina/sertaneja. A partir desse encontro, tornei-me um assíduo participante dos grandes encontros e lives do Cariri cangaço.

Cariri Cangaço em Pedro Alexandre (Serra Negra) em junho de 2018

Orlando Carvalho recebe das mãos do Conselheiro Luiz Ruben, o titulo de "Amigo do Cariri Cangaço" na Câmara Municipal de Pedro Alexandre em junho de 2018

Por ser o maior e mais conceituado seminário sobre os temas cangaceirismo, coronelismo e messianismo, o Cariri Cangaço reúne a nata de estudiosos, pesquisadores, escritores e amantes da cultura nordestina, sendo o maior círculo de debates do gênero no país. E como bem diz seu criador e grande curador, o embaixador da cultura nordestina Manoel Severo, o Cariri Cangaço é mais que um evento é um sentimento, eu modestamente diria, que mais que um evento é um sertão de cultura e um território de amigos.

Que venha Serra Talhada! Que venham outros encontros Cariri Cangaço! Avante.

Orlando Carvalho, Pesquisador e historiador, Pedro Alexandre - Bahia

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/um-sertao-de-cultura-num-territorio-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário