Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

SEMINÁRIOS CARIRI CANGAÇO - GRANDE VISIBILIDADE CULTURAL À DISPOSIÇÃO DA LITERATURA, DO CORDEL E DO ARTESANATO

 Por Célia Maria

Célia Maria, multiartista, pesquisadora, cordelista e o Estandarte do Cariri Cangaço


Podemos observar nos encontros promovidos pelo Cariri Cangaço um verdadeiro compartilhamento da história através de seus Seminários. Além da fraternidade que se verifica entre seus participantes, permite-se, sem restrição, o debate de temas ligados à cultura e às artes inerentes ao cangaço, promovendo assim o resgate dos verdadeiros valores da cultura nordestina e em Piranhas não foi diferente.

É facultada aos escritores, historiadores e pesquisadores de diversas áreas culturais, uma abertura especial para lançamento e exposição de suas obras junto à mídia e à comunidade, além da exibição e comercialização de produtos artesanais ligados ao cangaço, manufaturados genuínos de cada região.

Novidades literárias que expressam a verdadeira história que permeou a vivência de nossos antepassados, principalmente no início do século XX, com as peripécias de Lampião, ou ainda assuntos diversos, de relevância ao nosso conhecimento, dentro e fora do tema cangaço. 

Não é a toa que o vasto acervo existente sobre o fenômeno social “Cangaço” no Nordeste, que ora circula pelas bibliotecas de todo o mundo, teve uma grande parcela de suas obras lançadas e gabaritadas através dos seminários Cariri Cangaço, que desde o ano de 2009 chancelou o lançamento de mais de 80 obras literárias:  fabulosa para a preservação cultural do nosso povo e, sobretudo, para o desenvolvimento da nossa educação.  

Célia Maria; pesquisadora, cordelista, artesã, multiartista - João Pessoa- Paraíba
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Célia Maria, nossa embaixadora do Cariri Cangaço, membro do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, forma ao lado do Capitão Quirino, Conselheiro Cariri Cangaço, um dos casais mais queridos de nossa confraria. De um talento incomum para a literatura de cordel, dança e artesanato, é a responsavel pela criação e confecção do Estandarte do Cariri Cangaço, peça indispensável que solenemente se apresenta em todas as nossas edições a partir de nossa festa de 10 anos.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/09/seminarios-cariri-cangaco-grande.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário