Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2022

FEIRA-LIVRE DA IARA, . O ETERNO RETORNO DE UMA TRADIÇÃO

Por José Cícero

Nesta manhã de sábado (19) ao lado do ex-vereador Chico Henrique fomos visitar a feira-livre do bucólico distrito de IARA município de Barro-CE, depois de décadas inativa.

Por iniciativa do filho ilustre da comunidade, o amigo memorialista Wilson Leal o retorno da feira da Iara hoje vai muito além de uma simples simbologia cultural, vez que resgada um acontecimento econômico e social dos mais marcantes e importantes que assinalou a vida e a própria história, tanto da vila quanto de toda a região.

Além de movimentar não apenas a economia local com o cotidiano do povoado, a feira mantém ainda o seu aspecto sertanejo e tradicional no que diz respeito aos modos e os tipos de produtos comercializados. Itens que vão desde as sandálias de couro, panelas e potes de barro das nossas louceiras, como ainda: cereais, vestimentas e carne fresca, frutas, rapaduras, batidas, até guloseimas, comidas típicas, bebidas e muitas iguarias da culinária nordestina como artesanatos em geral.

A feira da Iara remonta o ano de 1870 quando foi levantada a primeira 'latada" para abrigar os vendeiros do povoado, do Cariri e PB, quando em 1949 por esforços do deputado Walter Sá Cavalcante fora edificado no mesmo local o chamado "galpão do mercado da feira" existente até hoje.

Cangaty, Boa Esperança e Iara, eis alguns dos topônimos do distrito que até o início dos anos 50 pertenceu ao território de Aurora.

A feira da Iara é, por fim, uma viagem no tempo e no espaço. Um resgate histórico de um tempo distante que marcou a vida de muita gente. Um afago literal da memória contra o esquecimento. Vida longa e sucesso à feira-livre da Boa Esperança batizada um dia pelo pioneiro sacerdote dos sertões o padre Ibiapina. Parabéns!

Prof. José Cícero

Aurora -CE.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/pfbid0gftqcLHaCgoT29HmtACmRQ1YvdoanUBZbCYuiWTqd3RvZRcmtcCr8uNtsPTRL7Rsl?comment_id=810056346755946&notif_id=1669465808597313&notif_t=feed_comment&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário