Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

BAR DOS DOIDOS.

 Por José Mendes Pereira


Meus amigos e irmãos Antônio Galdino da Costa, Railton Melo, João Agusto Braz e Manoel Flor de Melo, não sei se vocês foram fregueses do seu "Nosim" e seu "Ovídio", em época muito distante no centro da cidade de Mossoró, ou talvez, no Grande Alto do São Manoel. 

Quando se fala no antigo "Bar dos Doidos" que funcionou por pouco tempo em Mossoró, e era localizado à Rua Coronel Gurgel, com o cruzamento da Rua Felipe Camarão, muita gente pensa que lá só tinha doidos, malucos, mas na verdade, não existiam pessoas doentes mentais, e que os verdadeiros donos eram dois irmãos, e de família que tinha boa condição financeira, e que aquele bar era apenas uma maneira de ocuparem o tempo, porque, além de um bom poder aquisitivo, já eram aposentados. 

Seu "Ovídio" e seu "Nosim" como eram chamados, ambos eram tios do comerciante Porcino Costa, e do empresário Anibal Fernandes Porto, proprietário da Anibaltec, que funciona na Rua Lopes Trovão, centro, também da Loja Balanças e Complementos, situada na Avenida Alberto Maranhão, e além desta, proprietário de uma filial em Natal.

Aqui vou fugir um pouco da minha história, mas voltarei logo, só para falar sobre o amigo Aníbal Fernandes Porto, sobrinho dos donos do Bar dos Doidos que há mais de 4 anos que está adoentado, e passou mais de mês na UTI, mas  ele já está em casa se recuperando muito bem. 

Quando eu saí da Casa de Menores Mário Negócio fiquei como formiga sem formigueiro, sem saber para onde ir. Eu não quis procurar família. Mesmo com muita dificuldade no que diz respeito à vida sozinho, para me manter sem meus pais e meus irmãos ao meu lado, porque eles moravam no sítio, e antes de ir para casa do meu primo Manoel Gomes Pinheiro  e a sua esposa Maria Beatriz de Melo (que todos nós da instituição de menores a adotamos como mãe  e  que infelizmente ela  faleceu há dois  ano), várias e várias vezes eu almocei na casa do seu Eliseu Porto e dona Nazaré, pais do Anibal Fernandes Porto, convidado por qualquer um deles como: pais, irmãos e irmãs,  e hoje, só tenho a agradecer ao apoio que eles me deram. Muito obrigado a todos que lá me ampararam por meses, como se eu fizesse parte da família!  Uma família extraordinária e com a maior simplicidade.

Voltando à nossa historinha:

Este nome "Bar dos Doidos" surgiu porque, os proprietários nunca colocaram portas, e como não fechavam nem para dormir, os próprios beberrões  nomearam de "Bar dos Doidos".

Nesse tempo, na década de setenta, eu morava na Almirante Barroso, nos igapós do bairro Pereiros, e sempre, à noite, quando eu vinha do Ginásio Municipal de Mossoró eu fazia uma paradinha para merendar ou mesmo tomar uma ou duas pinguinhas.

Algumas pessoas não gostavam muito do seu Ovídio, porque alegavam que ele era um pouco ignorante. Mas a sua ignorância era devido o stress de passar a noite toda acordado, já que o prédio não tinha nenhuma porta, e eles reversavam entre si. Uma noite ficava seu "Nosim" responsável pelo funcionamento do bar, a noite seguinte seu "Ovídio" era o administrador.

Posteriormente, os irmãos estabeleceram o serviço de bar na Avenida Presidente Dutra, onde funciona o Posto de Gasolina do Ceguinho.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário