Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

PROFESSOR, ESCRITOR, TEÓLOGO, JORNALISTA, COM MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. PESQUISADOR DO CANGAÇO, APRESENTADOR DE TV E CINEASTA, JONASLUIZ - ICAPUÍ

 Por José Mendes Pereira

http://academiacearense.blogspot.com/2018/09/nota-funebre-jonas-de-icapui.html

As coisas acontecem e mesmo com a tecnologia e a informática fazendo fofoca no mundo inteiro, muitas vezes, os fatos surgem aqui, ali e acolá, mas a gente não toma conhecimento de tudo que se passa. Foi o que eu soube nesta semana, sobre um amigo dos nossos estudos cangaceiros, que revelarei o seu nome logo.

Um dos maiores cangaceirólogos do nordeste Kyldemir Dantas - https://colecaomossoroense.org.br/site/2019/09/06/cangaceiro-do-bem-kydelmir-dantas-festeja-seu-aniversario/

Meu amigo e vizinho aqui, quando está em Mossoró, de Nova Floreta na Paraíba, que por muito anos foi radicado em Mossoró, o professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço, do Trio Mossoró e do velho e falecido rei do baião, Luiz Gonzaga do Nascimento. 

https://g1.globo.com/acao/fotos/2011/04/veja-galeria-de-fotos-feitas-na-regiao-de-icapui-no-litoral-do-ceara.html

Lembro-me que alguns anos quase recente, você e eu, combinamos que um dia iríamos visitar o professor,  escritor, teólogo, jornalista, com mestrado em Ciências da Educação. pesquisador do cangaço,  apresentador de TV e cineasta, Jonasluiz, lá em Icapuí, mas posteriormente, tivemos a informação que por alguns anos passados, ele residia em Fortaleza, no Estado do Ceará.

http://academiacearense.blogspot.com/2018/09/nota-funebre-jonas-de-icapui.html

Eu senti a ausência do pesquisador sobre cangaço, nas redes sociais, e não sabia por onde ele andava. Resolvi procurar o nosso amigo  professor, escritor e pesquisador do cangaço, José Cícero da Silva, lá da cidade de Aurora, que também é cearense.

http://cariricangaco.blogspot.com/2018/08/90-anos-da-morte-de-isaias-arruda.html

Querendo informação por onde ele andava, e infelizmente, recebi uma notícia não muito agradável, que o famoso jornalista Jonasluiz havia falecido. E olha que ele faleceu no dia 31 de agosto de 2018. Este ano irão completar 5 anos de sua morte.

Lamentável! O Ministério de Deus arrebatou-o para preencher alguma vaga no reino eterno. O JonasLuiz de Icapuí fez o que pode pela cultura nordestina!

Veja o que escreveu o blog.

CINEMA CEARENSE
VESTE LUTO
MORRE JONAS LUIZ

Faleceu ontem em Fortaleza, aos 67 anos, o cearense Jonas Luiz da Silva, nas artes, Jonas de Icapui, vítima de câncer no pâncreas. Era professor,  teólogo e jornalista, com mestrado em Ciências da Educação. Era ainda pesquisador, escritor, apresentador de TV e cineasta. 

Jonas, que trabalhou no Sistema Verdes Mares, era Diretor de Comunicação da Faculdade Grande Fortaleza, em cuja emissora de televisão universitária, FGF TV, de que foi fundador, havia muitos anos mantinha um programa de entrevistas, que recebia players das artes e das ciências no Estado.


Sua obra-prima é a peça de cinema intitulada “Sedição de Juazeiro”, de 2012, que trata de um dos fatos mais importantes da história política de Juazeiro do Norte, ocorrido na segunda década do Século XX, quando forças políticas declararam  uma dualidade de poderes legislativos no Estado do Ceará, que teve participação ativa do Padre Cícero Romão Batista.


Dirigido por Daniel  de Abreu  e com produção de Jeane Feijão, o roteiro do longa-metragem foi elaborado por  Jonas Luis da Silva de Icapui, que para tanto realizou uma longa pesquisa sobre o tema. No elenco, Ary Sherlok (Padre Cícero), Magno Carvalho (Floro Bartolomeu) e Fernando Cattony (Bezerra de Menezes), dentre outros.

Pela concepção e roteirização desse trabalho Jonas recebeu inúmeras homenagens – na imagem sendo cumprimentado por Bill Klinton, ex-presidente dos EUA, em visita ao Ceará, o qual conheceu e apreciou a sua obra.  

Jonas de Icapui deixou concluída a obra cinematográfica “Chico da Matilde – O Dragão do Mar”, e em fase de formação de parcerias, já com verba de 3.500.000 reais aprovada pela Ancine, a peça de cinema “Em Nome de Deus”, contando a história de Dom Helder Câmara.


A cultura cearense perde, portanto, um de seus grandes pesquisadores contemporâneos, que vinha tentando levar para as telas de cinema lances épicos e personagens maiúsculos da História do Estado. 

Ele, que tinha quatro filhos (Samantha, Rebeca, Nícolas e Steven), deixa viúva Ângela Maria Tavares.




Gostaria agora, neste instante, de abolir todas as guerras e de semear nas almas dos homens de todas as raças o amor pelos animais da terra e que todos cantassem em um mundo transformado de uma nova era pela paz e pelo amor. Seria tão bom se eu pudesse. 

EU SOU JONASLUIS da silva, de icapui”.

http://academiacearense.blogspot.com/2018/09/nota-funebre-jonas-de-icapui.html

http://blogdomendesemendes.blogsapot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário