Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JANE FONDA - FAMA, DINHEIRO E SUCESSO



Jane Seymour Fonda nasceu em Nova Iorque, no dia 21 de dezembro de 1937. Atriz, escritora, política de esquerda e foi modelo e guru de exercícios físicos estadunidense.


Jane Fonda é filha do famoso ator Henry Fonda. O início da   carreira de Jane Fona no cinema, se deu no ano de 1960, noo filme Tall Story, ao lado de Anthony Perkins.


Mais tarde, despontou como sex symbol com os filmes Cat Ballou (1965) e Barbarella (1968). Em 1971 recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Klute. Em 1978 repetiria a façanha por Coming Home.
Em 1991 Jane anunciou que estava se aposentando da carreira de atriz, mas retornou às telas com Monster-in-Law em 2005. Além disso, ela é conhecida pelos vídeos de exercício que estrelou e produziu entre os anos de 1982 e 1995.


À época, seu pai filmava Jezebel, com Bette Davis. Henry era descendente de neerlandeses e o sobrenome Fonda é originário de Eagum, uma vila no coração de Frísia, província do norte dos Países Baixos. Seu primeiro nome, "Lady", é aparentemente inspirado pela Lady Jane Seymour, de quem sua mãe possuía remota ascendência. Seu irmão Peter (n. 1940) e sua sobrinha Bridget (n. 1964), também são atores.
Em 14 de abril de 1950, quando Jane tinha 12 anos de idade, sua mãe cometeu suicídio após voluntariamente buscar tratamento num hospital psiquiátrico. A Jane foi dito que a mãe morrera de ataque cardíaco. As assinaturas de jornais e revistas na mansão dos Fonda foram canceladas e os professores e alunos da escola da jovem instruídos a não discutirem o incidente. Jane descobriria a verdade meses mais tarde, enquanto folheava uma revista de cinema na aula de artes.


Após a morte de Frances, Henry se casou com a também socialite Susan Blanchard ainda em 1950; o casamento acabaria em divórcio um pouco mais de cinco anos depois.
Aos 15 anos, Jane começou a ter aulas de dança em Fire Island Pines, em Nova Iorque. Ela se estudou na prestigiada Greenwich Academy, um internato para garotas, em Greenwich, Connecticut.


Palavras de Jane Fonda

"Eu me casei três vezes.
Tenho fama, dinheiro e sucesso, mas, na intimidade
 de meus casamentos, sempre abri mão de meu poder para
agradar ao homem com quem estava
apenas para ser aceita por ele."


Fonte:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário