Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Doutor Amaury, pesquisador, escritor e gentleman

Antônio Amaury e Sousa Neto

Desde muito tempo recebi do amigo Leandro Cardoso um convite a ir a São Paulo visitar o mestre Antonio Amaury, em minha opinião, o maior expoente nacional no estudo da temática cangaço. A receptividade do ilustre casal Amaury e Renê já era propalada por todos como irreparável e sem igual.Procurei nessa ultima edição do Cariri Cangaço me aproximar mais dessa figura tão inspiradora e gentil e beber um pouco dessa fonte sublime. Foi ai que recebi do próprio o convite para fazer uma visita a sua casa e conhecer o seu vasto acervo.
Aproveitando-me de uma viagem do amigo Leandro e família a São Paulo fiz as malas e parti. Não pude suportar a ansiedade e antes mesmo da chegada do amigo Leandro lá estava eu a bater a porta daquele homem manso e Cortez.  Foi para mim um privilegio indescritível ouvir daquele que tanto me inspirou dizer: “Sousa Neto quanta honra recebê-lo em minha casa”. Parecia não está acreditando.Durante alguns dias em São Paulo a tarde era sagrada, lá estava-mos na casa do Dr. Amaury que abriu além do seu coração, a sua série de mais de sete mil entrevistas feitas durante cinco décadas. Entre tantas, Leandro e eu pedimos para ouvir Sinhô Pereira e Cajueiro (Seu Francisco e Quinzão) foi arrebatador! Jamais pensei ouvir a voz desses dois personagens tão estudados por mim.

Sousa Neto, Antônio Amaury e Sousa Neto

Buscamos ver ainda algumas obras raras, objetos da coleção do grande pesquisador. Tudo estava a nossa disposição como afirmava esse gentleman, esse paulista mais nordestino que conheci. Foi realmente inesquecível! Agradáveis tardes em São Paulo ao lado de dois formidáveis escritores.Quero aproveitar e fazer aqui um agradecimento ao Dr. Leandro Cardoso, pessoa extremamente carismática e em especial ao nosso anfitrião Dr. Antonio Amaury por nos dar esse prazer inolvidável.  

Caro Severo e amigos do Cariri Cangaço; desse encontro algo vai nascer. Preparem-se para conhecer ainda mais a Saga de Sinhô Pereira por Dr. Antonio Amaury, Dr. Leandro Cardoso, Dr. Napoleão Tavares e Sousa Neto.


Um abraço a todos!
Sousa Neto

http://cariricangaco.blogspot.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário