Seguidores

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Auto da Liberdade, da Resistência e de alguma polêmica

Por: Aderbal Nogueira


Olá meu amigo, tudo bem? Olha, tem gente me chamando de polêmico. Pois vamos polemizar mais, ok? Esse vídeo que estou enviando para você em primeira mão, trata-se de um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil. O "AUTO DA LIBERDADE", em Mossoró.

Memorial da Resistência, em Mossoró
 
 Essa apresentação foi gravada em 2001. Para se ter uma idéia, tinham cerca de 20.000 pessoas assistindo. São encenados 4 eventos importantes que aconteceram em Mossoró, entre os quais o ataque de Lampião à cidade, em 1926. Assim como esse, é realizado também o bonito "CHUVA DE BALA NO PAIS DE MOSSORÓ".

Além dessas peças belíssimas, a cidade também ergueu o "MEMORIAL DA RESISTÊNCIA", que presta uma homenagem aos heróis que defenderam a cidade do temível ataque de Lampião. Porém, veja como são as coisas. Escuto muitos pesquisadores desabonarem a cidade de Mossoró, alegando que outras cidades bem menores fizeram igual ou melhor. Eu então me pergunto: "- E daí ? Mossoró tem, sim, o seu valor. Se a cidade não fizesse nada em relação a isso, as pessoas iriam dizer - Não estão nem aí para a memória."

Alguns próprios colegas pesquisadores, inclusive da própria cidade, falam mal porque no Memorial tem algumas fotos erradas. Como se isso fosse desmerecer o bonito memorial que ali foi erguido, e hoje é fonte de visitação de turistas de todas as partes. Os erros são detalhes que podem ser corrigidos com o tempo. É muito raro eu ver as pessoas elogiarem. Sempre criticam primeiro. Esse espetáculo do Auto da Liberdade é muito bonito e mostra de uma maneira grandiosa o evento.Que ele sirva de exemplo para que outras cidades façam a mesma coisa.


Aderbal Nogueira
Diretor do GECC - Sócio da SBEC
Conselheiro Cariri Cangaço
http://cariricangaço.blogspot.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário