Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2011

Um bravo combatente

THEOPHANES FERRAZ TORRES

Genealogia de Theophanes Ferraz


Theofhanes Ferraz Torres nasceu na cidade de Floresta - PE, aos 27 de dezembro de 1894. Era  filho, primogênito, de Fernandina Ferraz e Antônio Miguel Torres. Nesse período  o Brasil atravessava e adaptava-se a uma grande mudança política ocorrida aos 15 de novembro de 1889 - a Proclamação da República.

Em agosto de 1914, Theophanes e seus companheiros foram informados que havia estourado, no Velho Continente, uma grande guerra, a primeira entre várias nações, que muito transformaria o panorama mundial.
No segundo trimestre daquele mesmo ano, com 19 anos, foi nomeado, novamente, delegado de polícia de Vila Bela, onde teve a oportunidade de impor a lei e promoveu a prisão de alguns bandoleiros que já possuíam uma certa fama.

Em setembro daquele mesmo ano, quando da sua nomeação como delegado de Taquaritinga, estava para acontecer a realização de um dos seus sonhos - a captura do mais famoso cangaceiro daquela época, o temível Antônio Silvino, também conhecido como "Rifle de Ouro" ou "Governador do Sertão".

Com aquela formidável prisão, conseguiu por fim a uma carreira de mais de 15 anos de terror no Sertão. Por conta daquele ato de bravura foi promovido ao posto de tenente e nomeado delegado de Limoeiro.
Theofhanes Ferraz Torres faleceu no dia 11 de Setembro de 1933, na cidade de Vila Bela, carregado de tristeza.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário