Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O CASO DA PRAÇA LAMPIÃO EM POÇO REDONDO

Por: Antônio Fernando de Araújo Sá
 
Na região do Baixo São Francisco, encontramos duas cidades – Piranhas, em Alagoas, e Poço Redondo, em Sergipe – que têm suas trajetórias, fortemente, marcadas pela presença do cangaço.
Luitgarde Barros adverte-nos que devemos tomar cuidado com os depoimentos dos habitantes de Piranhas e, acrescentaríamos, de Poço Redondo, pois, de tanto repetirem suas histórias para jornalistas, escritores e cinegrafistas, eles às vezes acabam por incorporar às suas memórias lembranças que não foram vividas por eles, tornando-se testemunho de fatos jamais vivenciados. Esse comportamento faz com que o pesquisador elabore um registro minucioso dos relatos de cada colaborador, para a comparação de dados das entrevistas.
A pesquisadora busca a utilização dos depoimentos orais como instrumentos para preencher as lacunas deixadas pelas fontes escritas. Daí a preocupação de se garantir ao máximo a veracidade e a objetividade dos depoimentos orais, excluindo possíveis distorções. Contudo, nossa proposta difere dessa perspectiva na medida em que privilegia o estudo das representações, atribuindo, assim, um papel central às relações entre história e memória.
Parte do todo do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário