Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA - Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval carioca de 2012

Por: Neto Silva

A escola de samba Unidos da Tijuca - que ficou em segundo lugar em 2011 - levou o título de campeã no Carnaval carioca de 2012. O samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão - em homenagem a Luiz Gonzaga - falou sobre a paisagem, solo e vegetação do Sertão.

A agremiação perdeu apenas um décimo, no quesito alegorias e adereços, somando um total de 299,9 pontos. A Unidos da Tijuca ficou à frente da Salgueiro, em segundo lugar com 299,7 pontos, e da Vila Isabel, na terceira posição com 299,5 pontos.

Este foi o segundo título da Unidos da Tijuca com o carnavalesco Paulo Barros - o primeiro veio em 2010. Revolucionário, Barros tem inovado os desfiles do Carnaval carioca desde 2004, quando levou à Sapucaí um carro alegórico que representava o DNA humano. Em 2010, o carnavalesco reuniu 30 homens para fazerem mágicas na comissão de frente do desfile campeão daquele ano.
Apesar do enredo falar de Nordeste e do sertão, o carnavalesco optou por não usar as cores e elementos da estética tradicional da região. A história da coroação de Luiz Gonzaga deu margem para o carnavalesco ousar nas alegorias, com muitas coreografias, encenações e tecnologia.
Quem parece ter dado sorte à Unidos da Tijuca foi a rainha de bateria Gracyanne Barbosa. Foi a primeira vez que ela esteve à frente dos músicos da escola.
Antes do anúncio das notas, a escola Beija-Flor perdeu um décimo de pontos, por conta da evolução: a escola teve um problema técnico na comissão de frente durante o desfile e não se apresentou perante o setor 3.
No domingo (19) e segunda-feira (20), 13 escolas desfilaram na Marquês de Sapucaí. As seis primeiras colocadas se apresentam no desfile das campeãs. As duas últimas colocadas foram Porto da Pedra - com o samba-enredo Da seiva materna ao equilíbrio da vida - e Renascer de Jacarépagua - que teve o tema O Artista da Alegria Dá o Tom na Folia. Elas serão rebaixadas para o grupo de acesso no Carnaval de 2013.

Em 2011, a Beija-Flor levou o título. A Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha e a Portela não foram julgadas por conta de um incêndio que destruiu os preparativos das agremiações em fevereiro do ano passado. A Unidos da tijuca e a Mangueira ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Fotos abaixo:

Ala dos cangaceiros da Unidos da Tijuca vestiu branco  Foto: Reuters

Ala dos cangaceiros da Unidos da Tijuca vestiu branco

Carro da Unidos da Tijuca representou as festas juninas tradicionais  Foto: AFP

Carro da Unidos da Tijuca representou as festas juninas tradicionais

Ala da Unidos da Tijuca representou sanfoneiros, em homenagem a Luís Gonzaga  Foto: EFE

Ala da Unidos da Tijuca representou sanfoneiros, em homenagem a Luís Gonzaga

Comissão de frente da Unidos da Tijuca faz coreografia durante desfile  Foto: AFP

Comissão de frente da Unidos da Tijuca faz coreografia durante desfile

Tijuca apresentou samba-enredo O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luís do Sertão  Foto: AFP

Tijuca apresentou samba-enredo 'O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luís do Sertão'

Carro da Unidos da Tijuca representou as festas juninas tradicionais  Foto: AFP

Carro da Unidos da Tijuca representou as festas juninas tradicionais

Unidos da Tijuca foi a quinta escola de samba a desfilar no segundo dia do Carnaval do Rio de Janeiro  Foto: EFE

Extraído do blog do Neto






Nenhum comentário:

Postar um comentário