Seguidores

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 DE MARÇO - Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores, dos pais e da justiça social


Com olhos no céu e fé no padroeiro o sertanejo faz projeções de plantio e colheita.
Hoje é um dia importantíssimo para a meteorologia popular sertaneja. É dia de observar a natureza para obter sinais de bom inverno, é dia de São José, o inicio da grande aventura da vida no sertão
Dia de confirmar as experiências dos nossos profetas que afirmam: “Quem planta no dia de São José, come no dia de São João”.
Para o homem do campo, chover no dia deste santo é sinal de boa colheita. Ele sabe que plantando em março deverá colher em junho, mês dedicado a outros santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Todos, de alguma forma, ligados à fertilidade. O primeiro é o santo casamenteiro, o segundo, da colheita de junho, e o terceiro, das águas. Mas, tudo começa com o plantio.
O dia de São José, 19 de março, precede de 48 horas o equinócio, não sendo rara nele a mudança de tempo. Esta tradição veio dos povos do Ocidente europeu através da Península Ibérica e localizou-se no sertão, sofrendo as modificações do ambiente e das devoções peculiares à região e sua gente.
Viva São José!

São João do Carneirinho

“Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou coiê pelos meus caico 20 espiga em cada pé.
Pelos caico eu vou coiê 20 espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá 20 espiga em cada pé".

(Luiz Gonzaga)

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário