Seguidores

sábado, 19 de maio de 2012

Grupo de cangaceiros que esteve em Mossoró no ano de 1927

http://1.bp.blogspot.com/_LLy5HkM_Ck8/THbnmD2UvbI/AAAAAAAACtQ/3lPU-q82b7U/s1600/bando+de+Lampi%C3%A3o.jpg
Foto tirada em Limoeiro do Norte

Até hoje não se sabe, precisamente, informar o número exato dos componentes deste grupo de bandoleiros, face às informações que sempre foram as mais contraditórias.

O livro A Marcha de Lampião, pág. 65, cita nominalmente 75 cangaceiros que participaram do assalto. Já em Lampião, o Rei dos Cangaceiros, pág. 109, de Billy J. Chandler afirma que foram 60. Na pág. 207 do Vol. II de Lampião, seu Tempo, seu Reinado, Frederico B. Maciel informa de que foram 57.

O próprio Lampião mandou dizer ao Prefeito Rodolfo Fernandes, que contava com 150 homens. O Coronel Antonio Gurgel calculou que havia uns 70 indivíduos.

 
Coronel Antonio Gurgel do Amaral

Nas fotos tiradas em Limoeiro do Norte-CE, aparecem 27 cangaceiros, com a citação de que 14 ficaram dando cobertura, ou seja, de vigia, somando-se aí um número de 41 homens. Com mais três mortos: Colchete, Jararaca e Menino de Ouro ou Dois de Ouro (há controvérsias sobre o nome do cangaceiro), além de seis feridos, citados por Antonio Carlos Oliveira no seu trabalho O Cangaço, um total de 47.

Extraído do livro:
Nas Garras de Lampião
Autor: Raimundo Soares de Brito
Ano de publicação: 2006
Cedido gentilmente pelo poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário