Seguidores

terça-feira, 5 de junho de 2012

Relíquias do Capitão Corisco

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]

Em minhas viagens na trilha de morte do Capitão Corisco, em Barro Alto - Bahia, na antiga Fazenda dos Pachecos, no município de Barra do Mendes, onde conheci vários amigos, testemunhas da cassada do tenente Zé Rufino, ao


Diabo Loiro, o capitão Corisco, alguns deles, Edgar das Laranjeiras, Lídio Neri, Florisvaldo Pereira "Zuzu", Zé de Diva, Edizio Ibipeba, e muitos outros que não me recordo, dentre eles, um foi muito últil nas minhas pesquisas, Irineu Dourado da cidade de Ibititá, que me deu alguns pertences, que foram posteriormente encontrados nas terras da antiga Fazenda Pacheco, onde estava escondidos,  Dadá e Corisco em 1940.

O velho Irineu a quem eu tinha uma grande estima, era caixeiro viajante da região do Feijão, e se encontrava em Barra do Mendes em  1940,  quando assassinaram o capitão corisco.  

Irineu viajava com seu automóvel, um Ford 1938, quase que sem uso, foi quem me entregou vários objetos, que ele comprou de um antigo vaqueiro da fazenda Pacheco: moedas, punhais, anéis, baionetas, balança, dentre os objetos o que mais me chamou atenção, foi a bala abaixo,

Bala do Capitão Corisco

e um isqueiro em forma de bala. Este serviu aos cangaceiros para acenderem cigarros, cachimbos ou charutos, e também serviu para eles incendiarem casas e pastos de seus inimigos.

Isqueiro

"A bala incendiária"  o vaqueiro velho confirmou que o isqueiro caiu da trouxa que Corisco carregava em viagem com destino a Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário