Seguidores

quarta-feira, 13 de março de 2013

JORGE MARIO BERGOGLIO – NOVO PAPA DA IGREJA CATÓLICA, BUENOS AIRES - ARGENTINA


Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires, nasceu em 17 dez de 1936) é o Papa número 266 da Igreja Católica e chefe de Estado da Cidade do Vaticano, de 13 de março de 2013, escolhendo o nome de Francisco I.

Após a morte do Papa João Paulo II em 02 de abril de 2005, foi considerado um dos candidatos para assumir o lugar do Sumo Pontífice , dois cargo para o qual foi eleito Joseph Ratzinger, que assumiu o nome papal de Bento XVI ).

Bergoglio foi presidente da Conferência Episcopal da Argentina por dois períodos. Impedido por lei a adotar um novo mandato para o 102. Montagem º plenária de que o corpo foi eleito arcebispo da Arquidiocese de Santa Fe de la Vera Cruz, José María Arancedo, para sucedê-lo. 

Biografia

Jorge Bergoglio nasceu na cidade de Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936 , filho de um casamento italiano formado por Mario Bergoglio (trabalhador ferroviário) e Regina (dona de casa). Ele se formou em alta Escola Industrial ENET N º 27 (agora ETN # 27) Hipólito Yrigoyen, com o título de técnico químico.Aos 21 anos (em 1957) decidiu tornar-se padre. Entrou para o seminário no bairro Villa Devoto , como noviço na Companhia de Jesus .

Sacerdócio

Ele foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969 . De seguida, fez uma longa carreira dentro da ordem de que se tornou "provincial" de 1973 até 1979 , e durante a ditadura civil-militar Argentina . (Veja Desempenho Bergoglio Argentina durante a ditadura).

Bispo e Cardeal

Depois de um muito ativo como professor padre e teologia, foi consagrado bispo titular Auca em 20 de maio de 1992, para atuar como um dos quatro bispos auxiliares Buenos Aires.

Quando a saúde de seu antecessor na Arquidiocese de Buenos Aires, Dom Antonio Quarracino começou a vacilar, Bergoglio foi nomeado bispo coadjutor da mesma em 03 de junho de 1997 . Ele assumiu o cargo de arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998.

Durante o consistório de 21 de fevereiro de 2001 , o Papa João Paulo II o criou cardeal título de São Roberto Belarmino . Também tornou-se o primaz da Argentina, tornando-o superior da Igreja Católica no país.

Presidente Cristina Fernandez de Kirchner recebe Dom Bergoglio. Fotografia de 19 de dezembro de 2007.

Parte da CAL (Comissão para a América Latina), a Congregação para o Clero , o Conselho Pontifício para a Família, a Congregação para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos, o Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo bispos, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Sob sua posição episcopal, é também um membro da Conferência Episcopal da Argentina , da qual ele foi presidente duas vezes, até 2011 - e do CELAM(Conselho Episcopal Latino-americano).

Depois de dois mandatos consecutivos como presidente da Conferência Episcopal da Argentina, em 08 de novembro de 2011 os bispos nomeados eleitores do que o corpo para substituir o arcebispo de Santa Fé, José María Arancedo , primo do falecido presidente argentino Raúl Alfonsín e segundo vice-até então Conferência Episcopal.

Vaticano

Ao morrer João Paulo II , os cardeais estavam 117 crianças menores de 80 anos aptos a votar para eleger um novo papa, entre os quais estava o cardeal Bergoglio, que se diz ser capaz de obter 40 votos dos 77 que eram necessários para ser escolhido (ou seja, o segundo lugar, atrás de sua eleição e se tornar Bento XVI , o cardeal Joseph Ratzinger . 2 No entanto, uma vez que há obrigação de sigilo para os participantes do conclave ( Constituição Apostólica Universi Dominici Gregisde 22 de fevereiro de 1996 , cap. II, n. # 48), sob pena de excomunhão reservada ao Sumo Pontífice (Código de Direito Canônico , cânon 1399), este valor deve ser tomado como mera especulação.

Em março de 2013, o cardeal Jorge Bergoglio ser um dos dois envolvendo o conclave cardeais argentino para eleger um sucessor do Papa Bento XVI.

Foi eleito papa em 13 de março de 2013, depois de cinco votos no conclave após a renúncia de Bento XVII. Sob o nome "Francisco I".

A Santa Sé é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos , da Congregação para o Clero, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica , o Conselho Pontifício para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina

Revisão da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo
Uma das questões em que o Governo enfrentou o cardeal foi Bill Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 9 de Julho 2010, dias antes de sua aprovação, emitiu uma nota Bergoglio seis qualificando como uma "guerra de Deus", o projecto, que previa que os homossexuais podem se casar e adotar crianças. 7 Na nota Cardeal Primaz, dirigida às freiras de Buenos Aires, descreveu o progresso legislativo do projeto como um "movimento do diabo" e encorajados a acompanhar que "esta guerra de Deus" contra a possibilidade de que os homossexuais poderiam se casar. O ex-presidente Nestor Kirchnercriticou as "pressões" da Igreja sobre esta matéria.

Presidente Cristina Fernandez de Kirchner acusou Bergoglio em termos duros para a campanha contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo , que foi debatido no Congresso, que ele comparou a "época medieval e da Inquisição."
http://es.wikipedia.org/wiki/Jorge_Mario_Bergoglio
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário