Seguidores

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vale a pena ver de novo - Um tiquinho assim, formam um enorme e excelente conteúdo

Por: José Mendes Pereira

O que um pesquisador procura nas fontes para fazer registros nos seus livros, artigos, acervos ou até mesmo nas suas estantes, causa admiração a quem não entende nada sobre pesquisa.

Antonio Amaury e João de Sousa Lima

O escritor João de Sousa Lima teve a curiosidade de descobrir  quem seria a mulher que aparece na página do jornal que Lampião segura,


enquanto fazia pose para ser fotografado pelo libanês Benjamim Abraão.


Eu querendo imitar o escritor João de Sousa Lima, não por inveja, mas por admiração pela curiosidade (pois jamais eu imaginaria que um pesquisador se preocuparia com esse detalhe), aumentei a foto abaixo para saber o que está escrito abaixo da modelo.


Leia o conteúdo  

"A moda praiana, naturalmente conduzida ao máximo de simplicidade, não exclue no entanto, as diaphaneidades (diapaneidades) da fantasia. Ao lado de modelos singelos, destinados apenas a condimentar a graça e a belleza (beleza) das carnaduras, os desenhistas traçam outros de mais viva finura intencional, nos quaes (quais) a originalidade se veste de puros assomos de poesia. Desse último teôr (teor), é o lindo modelo que se aprecia na gravura, no qual um véo (véu) de malhas finas suggere (sugere) no ambiente das praias as idéas (ideias) acasaladas da sereia que fascina e da rêde (rede) que a prende..."

E logo surgiram outros historiadores com as suas informações e comentários.

Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros, João de Sousa Lima, Lívio Ferraz,  Kyko Monteiro e Paulo Gastão.

Rostand Medeiros disse:

Anna Evers, a modelo fotografada na capa de “A Noite Ilustrada”, na verdade era a atriz Ann Evers, que atuou em Hollywood entre as décadas de 1930 e 40, sendo contratada pelos Estúdios Paramount.


Entre seus trabalhos cinematográficos se destacam Marie Antoinette (1938), If I Were King (1938), The Mad Miss Manton (1938), Gunga Din (1939, onde contracenou com: Cary Grant), Casanova Brown (1944, onde contracenou com Gary Cooper). 

Ann Evers nasceu no dia 6 de Setembro de 1915, em Scranton, Pennsylvania e faleceu aos 71 anos de idade, no dia 4 de Junho de 1987.


Já a “Noite Ilustrada” era uma revista de variedades. Ironicamente um exemplar de “A Noite Ilustrada” estamparia a famosa foto da derrocada de Lampião e seu bando, aquela onde aparecem as cabeças.


Esta revista tinha grande importância na imprensa brasileira da época, conforme podemos ver na capa que mostra o retorno dos combatentes da FEB – Força Expedicionária Brasileira dos campos de batalha da Itália, em 1945.

O Aderbal Nogueira disse o seguinte:

Luitgarde Barros entre Padre Roserlandio e Aderbal Nogueira

Muito interessante, João. A atriz nunca imaginou que cairia nas mãos de um dos bandidos mais procurados do mundo. Que Billy the Kid que nada, Jesse James nem nem, esse bandido foi tupiniquim mesmo, mas que deixou seus iguais americanos no chinelo em todos os sentidos, até mesmo em ter uma famosa atriz nas mãos. Ele foi Lampião.

Juliana Pereira Ischiara não falou direta ao artigo de João de Sousa Lima, mas o que ela escreveu abaixo, se encaixa muito bem.

Juliana Pereira Ischiara, Capitão Bonessi e Manoel Severo

Caro Mendes, excelente postagem. Para quem pesquisa o fenômeno cangaço, se faz necessário saber ao menos um pouco mais acerca das individualidades de seus personagens.

Parabéns!

Saudações cangaceiras

Juliana Pereira Ischiara

Publicado no dia 13 de Agosto de 2011

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/08/um-tiquinho-assim-formam-um-enorme-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário