Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

Fotografia de Dr. Almir de Almeida Castro, o médico dos pobres de Mossoró

Dr. Almir de Almeida Castro

Em 22 de junho de 1922 falecia o Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro, médico, nascido a 28 de agosto de 1858 na cidade de Maranguape (Ceará). Chefe político de incontestável prestígio em Mossoró e zona Oeste do Rio Grande do Norte, foi o Dr. Almeida Castro uma personalidade a quem o povo mossoroense dedicava a maior estima e respeito, sempre demonstrados na decorrência de seu aniversário, quando centenas de amigos e mesmo adversários políticos o cumprimentavam em sua residência à rua que tem seu nome. 

Exerceu o Dr. Almeida Castro o mandato eletivo de Presidente da Câmara Municipal e intendente durante o período 1890/1892, deputado Federal na legislatura 1920/1922, além de Venerável da loja Maçônica “24 de Junho”, de 1895 a 1900. 

Foi Diretor de O MOSSOROENSE, de 1920 a 1922. Chefiou campanha de oposição aos Governadores Alberto Maranhão e Joaquim Ferreira Chaves e por último o Partido Republicano Federal, até sua morte. Defendeu, quando Deputado da Baixa Câmara do país, importantes proposições em favor do Rio Grande do Norte e de Mossoró.

A fotografia do Dr. Almeida Castro foi enviada pelo professor e pesquisador do cangaço: José Romero Araújo Cardoso

A biografia do Dr. Almeida Castro foi adquirida no blogdogemaia.

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:

http://www.blogdogemaia.com/index.php?s=Artigos

Autor: Geraldo Maia do Nascimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário